Alunos da Rede Municipal de Ensino participarão de concurso cultural e concorrerão a bolsas para estudar programação e robótica

Publicado por SECOM em: 06/07/2017


A Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), fez uma parceria com a Escola de Programação e Robótica Ctrl+Play, cujo objetivo é oferecer duas bolsas de estudos para o módulo 1 do curso Code Kids de programação e robótica.

Na segunda-feira, dia 3 de junho, o diretor da Escola, Bruno Serra, e a secretária de Educação, Mariângela Alves, se reuniram com os diretores das unidades de ensino para discutir as diretrizes do projeto. O encontro foi realizado no CEAPI – Centro Especializado de Apoio Pedagógico de Itajubá.

A secretária Mariângela destacou a importância dessa iniciativa para os profissionais de ensino e também para os estudantes. -É uma oportunidade muito rica para a Rede Municipal. A tecnologia está presente no nosso dia a dia e levar essa discussão para a sala de aula é muito importante, além de propiciar aos alunos vencedores do concurso estudar em uma escola de ponta e poder enriquecer seus currículos-, afirmou.
O diretor da Ctrl+Play também falou sobre esse projeto. -Desde que iniciamos o projeto da escola já pensamos em uma ação social, que começa agora com alunos da rede municipal. Pretendemos dar continuidade a esse trabalho, sempre proporcionando à comunidade uma maneira de ter acesso ao mundo da tecnologia. Nosso objetivo é plantar uma semente, quem sabe de uma iniciativa como essa sai um profissional de tecnologia no futuro-, destacou.

O concurso

Poderão participar alunos do 3º ano da Rede Municipal de Ensino, de 8 anos de idade, conforme foi definido junto à Secretaria de Educação. Os estudantes deverão construir uma ideia respondendo à pergunta: Se você pudesse desenvolver um aplicativo ou jogo para te ajudar no dia a dia da sua escola, como ele seria?.

O trabalho deverá ser orientado pelos professores no sentido de discutir com os alunos como a tecnologia pode ser utilizada para melhorar alguma atividade desenvolvida na escola. Os professores vão desenvolver o tema em sala de aula com os cerca de 700 alunos. Dali sairão 21 trabalhos, ideias que serão julgadas por uma comissão formada por membros da Ctrl+Play e da Rede Municipal.

O resultado será conhecido no final de julho, antes das férias escolares. Os dois alunos selecionados receberão bolsas de estudos para início das aulas em agosto de 2017.

Vencedores do concurso receberão bolsas de estudos para o módulo 1 do curso Code Kids de programação e robótica

Reunião com os diretores das unidades de ensino para discutir as diretrizes do projeto

O diretor da Ctrl+Play, Bruno Serra; a secretária de Educação, Mariângela Alves; e o professor da Ctrl+Play, Davi Oliveira e Sousa