Campanha Julho Amarelo visa prevenir o avanço das Hepatites entre a população

Publicado por SECOM em: 12/07/2017


As Hepatites são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Podem ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer.

Para prevenir o avanço da doença, a Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e do Centro de Assistência e Prevenção às DST/Aids/Hepatites Virais (CAP DST/Aids), está promovendo a Campanha Julho Amarelo de Conscientização sobre as Hepatites Virais.

No dia 29 de julho, das 9h às 13h, será realizada uma ação para que a população possa fazer testes de Hepatite B e C. O teste é gratuito e os resultados são fornecidos na hora, de maneira sigilosa. Procure o CAP no dia 29 de julho, das 9 horas às 13 horas, e faça seu teste!