Cerca de 500 atletas participam da I Corrida pela Saúde - Edição Outubro Rosa, no Parque da Cidade

Publicado por SECOM em: 09/10/2017


No domingo, 8 de otubro, foi realizada no Parque da Cidade a I Corrida pela Saúde - Edição Outubro Rosa. A corrida foi uma realização das Ligas Acadêmicas da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt), com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) e da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

Cerca de 500 atletas de ambos os sexos participaram da corrida que faz referência ao Outubro Rosa, mês dedicado à atividades de conscientização e prevenção ao câncer de mama. A largada aconteceu às 9h30 com a partida do primeiro pelotão da corrida – distância de 5km – e após trinta minutos a largada do pelotão de caminhada – distância de 2,5 km. Os 300 primeiros colocados receberam medalhas e certificados de participação.

O evento contou também o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Copasa, que disponibilizou água aos participantes.

A l Corrida pela Saúde faz parte do projeto Corre Itajubá, cujo objetivo é fomentar e estimular a prática esportiva, atividade física e o bem estar do cidadão itajubense, por meio das corridas de rua e apoiar as associações de corredores existentes em Itajubá e entidades filantrópicas.

Ações voltadas à Saúde

Além da Corrida, houve várias ações apoiadas pela Secretaria Municipal de Saúde como aferição de pressão arterial, glicemia, cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal), orientações sobre hipertensão, riscos da exposição solar e fotoproteção. Especialmente para as mulheres foram dadas orientações sobre prevenção de câncer de mama e de colo de útero, exercício físico voltado para o público feminino, aleitamento materno, violência física, psicológica e relacionamento abusivo. As crianças também terão um espaço voltado para elas, com várias atividades.

I Corrida pela Saúde - Edição Outubro Rosa, realizada no dia 8 de outubro no Parque da Cidade

A atividade envolveu corrida de 5km e caminhada de 2,5 km

Antes da corrida foi feito aquecimento muscular

Equipes de saúde deram suporte aos atletas

Participantes receberam medalhas e certificados de participação