Outubro Rosa: Prefeitura realizou diversas ações durante o mês de combate ao câncer de mama

Publicado por SECOM em: 09/11/2017


A Campanha Outubro Rosa, em Itajubá, foi marcada por diversas ações realizadas pela Prefeitura e pela Secretaria Municipal de Saúde.

A abertura foi realizada na Praça Theodomiro Santiago, no dia 6 de outubro, com prática de exercício Liang Gong, na qual houve a participação de várias equipes de saúde; palestra com a médica Jaqueline Marotti sobre câncer de mama e Show musical com Caio Emídio do Instituto IMMA, com músicas voltadas as mulheres. No dia 7 de outubro, foi a vez da Corrida do Outubro Rosa com parceria dos alunos da Faculdade de Medicina de Itajubá.

Houve ainda mutirão de coleta de preventivos (Exame de Papanicolau) e solicitações de mamografias nas Unidades de Saúde de Itajubá, no Intuito de garantir o acesso a todas as mulheres à prevenção. Esses mutirões foram feitos em horários alternativos aos habituais de trabalho das unidades, inclusive aos sábados. As unidades de saúde realizaram também momentos de entretenimento e lazer para as mulheres como bingos e passeios ao Parque da Cidade, bem como educação para prevenção através de palestras.

A Secretaria Municipal de Saúde também apoiou a mobilização social realizada no dia 21 de outubro, por iniciativa da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá (ACIEI), disponibilizado solicitações de mamografias e orientações à população quanto prevenção e promoção à saúde da mulher.

O encerramento da Campanha foi realizado no dia 28 de outubro, na Faculdade de Enfermagem Wenceslau Braz, com as palestras sobre câncer de mama, ministrada pelo médico Sinézio Alves e câncer de próstata, ministrada pelo médico Rodrigo Sinescachi. Também foram realizadas atividades educativas nas empresas Valônia, Fânia e Mahle e para a Policia Militar. A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde buscaram promover a saúde da mulher de forma integra, seguindo as orientações do Ministério da Saúde que propôs que os serviços de saúde estimulassem a mulher a se cuidar em todos os aspectos, sem perder o foco na prevenção ao câncer de mama.

Mais imagens no Facebook.com/prefeituraitajuba

Mutirão de coleta de preventivos (Exame de Papanicolau) e solicitações de mamografias foram feitas nas Unidades de Saúde de Itajubá

Abertura foi realizada na Praça Theodomiro Santiago

Palestras sobre prevenção de câncer de mama, entre outras, também foram realizadas

Diversas ações referentes ao Outubro Rosa foram realizadas

Caminhada incentiva as mulheres a cuidar da saúde