Homenagem: Prefeitura de Itajubá parabeniza a senhora Maria de Paiva Pereira pelos 110 anos de idade

Publicado por SECOM em: 02/01/2018


Ser idoso é ter o privilégio de viver uma vida longa e ainda encher de alegria de viver àqueles que o rodeiam. Neste início de 2018, nada melhor do que celebrar a esperança por meio desta homenagem à senhora Maria de Paiva Pereira, considerada uma das mulheres mais idosas de Minas Gerais: ela completou 110 anos de idade, no dia 2 de janeiro.

Nascida em Itajubá (MG) e conhecida como Maria Alcântara, é filha de Bárbara Maria Vieira e de Lázaro Severino Paiva. Casou-se com Pedro de Alcântara Pereira (in memoriam), com quem teve dez filhos, muitos netos, bisnetos e tataranetos. Desde 1972, Maria reside no bairro BPS, hoje Pinheirinho. A praça localizada em frente a casa dela recebeu o nome do esposo, passando a se chamar Praça Pedro de Alcântara Pereira. Além dos cuidados com a família, Maria formou-se professora, fazendo parte da primeira turma do curso de Magistério do Colégio Sagrado Coração de Jesus (CSCJ). Maria, que até hoje dedica-se aos poemas e poesias, uma de suas paixões, também foi membro da Academia Itajubense de Letras (AIL).

Como exemplo, quando completou 100 anos de idade, Maria escreveu o poema intitulado Saudade, em homenagem a um dos filhos:

Sinto no peito uma saudade
Eu bem sei de quem será
É de alguém que tem bondade
E do coração não sairá
Este alguém que eu tanto amo
Longe de mim está
A saudade é do tamanho da estrela
Que no céu está.