Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite começa na próxima segunda-feira, dia 6 de agosto

Publicado por SECOM em: 01/08/2018


A Prefeitura de Itajubá e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) informam que, de 6 a 31 de agosto, será realizada a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e o Sarampo. O Dia D de mobilização nacional, estipulado pelo Ministério da Saúde, será 18 de agosto, sábado.

Estas estratégias têm como objetivo manter elevada a cobertura vacinal contra a Poliomielite nos municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite, bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o Sarampo e a Rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças no país.

A população alvo desta campanha serão as crianças de 1 ano até 5 anos, correspondendo em Itajubá a 4.483 crianças. A meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal contra a Poliomielite e Sarampo.

Nesta campanha os pais e responsáveis são os atores sociais importantes no processo de manutenção da eliminação dessas doenças e devem comparecer aos postos de vacinação com suas crianças, levando o cartão de vacinação para avaliação e registro.

No período da campanha de vacinação, todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos BAIRROS URBANOS do município, com salas de vacinação, estarão abertas diariamente para atendimento das crianças, no horário comercial, das 8 às 17 horas. São elas:

- ESF Santa Rosa
- ESF Cruzeiro
- ESF Santo Antônio
- ESF Rebourgeon
- ESF CAIC
- ESF Medicina

Nos BAIRROS RURAIS o atendimento será das 8 às 16 horas, nos seguintes locais:

- ESF Zona Rural I no Ano Bom
- ESF Zona Rural II na Ponte Santo Antonio

As Unidades Básicas de Saúde da zona urbana atendem com horário estendido, das 8 às 19 horas, possibilitando assim o atendimento após o trabalho dos pais:

- UBS Nossa Senhora de Lourdes na Vila Poddis
- UBS Vila Rubens
- UBS Santa Rita de Cássia na Cantina
- Policlínica da Varginha

A sala de vacinas da Policlínica do Mercado manterá o atendimento das 8 às 17 horas. As demais unidades de Estratégia de Saúde da Família, que não possuem salas de vacinação diárias manterão o atendimento nos dias de agendamento de VACINAÇÃO VOLANTE:

- ESF Boa Vista: na terça e na quinta-feira
- ESF Santa Luzia: na sexta-feira
- ESF Jardim das Colinas: na segunda e na sexta-feira
- ESF Vila Isabel: na quarta-feira
- ESF Avenida: na quarta-feira
- ESF Nossa Senhora de Fátima: na terça-feira
- ESF Piedade na segunda e na quinta-feira

No Dia D de mobilização nacional, 18 de agosto, sábado, todas as unidades vacinadoras e volantes estarão abertas durante todo o dia. Leve a carteira de vacinação para atualização.