Competição Fórmula Drone reuniu estudantes do ensino técnico profissional de nível médio em Itajubá - Confira os resultados

Publicado por SECOM em: 13/09/2018


A Competição Fórmula Drone é uma iniciativa educacional a cargo da SAE BRASIL – sociedade da tecnologia da mobilidade -, voltada a alunos e professores do ensino técnico profissional de nível médio, com o objetivo de estimular o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia de sistemas aplicados à operação de aeronaves tipo drone, por meio da competição entre equipes. A competição, realizada na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), nos dias 7, 8 e 9 de setembro, contou com apoio por parte da Secretaria de Educação Técnica Profissional (SETEC) do Ministério da Educação (MEC), atuando em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio (SMICT), e a Unifei proveram crucial apoio logístico, ao disponibilizarem infraestrutura e recursos materiais e humanos. O International Council of Aeronautical Sciences (ICAS) propiciou apoio institucional ao evento.

A equipe Ases do Sul, do SENAI Santa Catarina, campus Joinville Sul, foi a vencedora da Fórmula Drone SAE BRASIL 2018, com 175.05 pontos, na classificação geral da Competição, realizada de 7 a 9 de setembro, em Itajubá. Com 171.16 pontos, o segundo lugar ficou também com uma equipe do SENAI Santa Catarina Joinville: a Blue Bird North, do Campus Joinville Norte. A equipe R.O.S.A. Dragons, da Escola Técnica Rosa Perrone Scavone do Centro Paula Souza, São Paulo, classificou-se em terceiro lugar na disputa, somando 149.87 pontos, enquanto que a equipe Winged Wolves, do CEFET Rio de Janeiro, campus Maracanã, conquistou a quarta colocação, com 146.42 pontos. A equipe Falcão Negro, do IF do Triângulo Mineiro, campus Uberaba Parque Tecnológico, foi a quinta colocada, somando 141.38 pontos.

Menções Honrosas

O Comitê Técnico da Competição conferiu menções honrosas às equipes que se destacaram em 5 quesitos:
- Melhor Projeto – equipe DronIFly, do IF Sudeste MG
- Melhor Apresentação Oral – equipe DronIFly, do IF Sudeste MG
- Melhor Precisão na Missão Tele entrega – equipe Blue Bird North, do SENAI Joinville Norte I, de SC
- Melhor Pontuação na Missão Medição de Área – equipe R.O.S.A. Dragons, do Centro Paula Souza ETEC Rosa Perrone Scavone, de SP
- Inovação - Aplicativo de Ground Station: IF NO AR , do IF Goiano

Vinte e duas equipes compareceram à Fórmula Drone SAE BRASIL 2018, oriundas de escolas técnicas de nível médio de 11 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. As equipes são formadas por até 15 alunos, que desenvolveram os projetos dos drones orientados por professores das escolas, de acordo com o desafio técnico estabelecido no Regulamento da Competição.

A competição começou na sexta-feira, 7 de setembro, com apresentações orais do projeto e esclarecimentos de dúvidas perante comissão técnica de juízes, com base no Relatório de Projeto previamente enviado pelas equipes. Sábado, 8, e domingo, 9, foram reservados às provas de voo, em baterias sucessivas orientadas. A somatória dos pontos das etapas de Projeto e de Voo definiu a classificação final das equipes.

A Fórmula Drone SAE BRASIL 2018 também contou com importantes patrocínios das empresas AEL Sistemas, Avibras Aeroespacial e Embraer.

Veja mais imagens no Facebook/prefeituraitajubá

Fotografia: Bruno Pinto

Competição tem o objetivo de estimular o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia de sistemas aplicados à operação de aeronaves tipo drone

Equipe campeã foi a Ases do Sul de Joinville

Equipamento é totalmente projetado e desenvolvido pelos estudantes

Cerimônia de abertura da Competição Fórmula Drone

Equipe Blue Bird North, também de Joinville, conquistou o segundo lugar