Outubro Rosa: Unidades de Saúde do município estarão com horários especiais de atendimento para coleta do exame que previne o câncer de colo de útero

Publicado por SECOM em: 09/10/2018


No mês de outubro, várias ações da área de Saúde serão voltadas para a conscientização das mulheres sobre os tipos de cânceres que mais as afetam: o câncer de mama e o câncer de colo de útero. As ações fazem parte do movimento Outubro Rosa e a Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), aderiu à campanha.

De 13 a 27 de outubro, as Estratégias Saúde da Família (ESF) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estarão com horário especial para atendimento às mulheres e coleta do exame preventivo - Papanicolau.

O exame de Papanicolau é um procedimento indolor, realizado no consultório ginecológico de forma rápida e simples, não sendo necessário usar anestesia ou qualquer outro tipo de medicamento.

O objetivo do exame é diagnosticar inflamação vaginal, doenças sexualmente transmissíveis como o HPV e para identificar a presença de câncer de colo do útero, devendo ser realizado uma vez por ano por mulheres que já iniciaram a sua vida sexual, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos.

Acesse o link e verifique os locais e horários de atendimento:

COLETA DO PREVENTIVO 2018