Prefeitura faz ações referentes ao Dia D de Combate à Dengue no município

Publicado por SECOM em: 05/12/2018



A Prefeitura de Itajubá mantém, durante todo o ano, ações de combate à Dengue no município, e por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou o Dia D de Combate à Dengue.

Entre as ações, foram realizadas palestras no Centro de Educação Profissional de Itajubá (CEP) e os alunos receberam orientações e folders informativos;recolhimento de pneus depositados em locais abertos; mutirão de limpeza no bairro Santa Rosa, recolhimento de materiais inservíveis, bem como a capacitação dos agentes comunitários de Saúde sobre o descarte correto do lixo e como orientar a população a fazer o mesmo. Um trabalho de orientação aos estudantes também foi realizado na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e houve palestra no posto de saúde do bairro Santa Rosa, estimulando a população a combater o mosquito da Dengue.

Para garantir a saúde de sua família e de sua comunidade, basta fazer uma checagem de cerca de 10 minutos nos locais onde o Aedes aegypti costuma colocar seus ovos. Esta rotina tem que ser semanal, pois este é o período que ele leva para se desenvolver e passar da fase de ovo para a fase de mosquito adulto. O ciclo de vida do Aedes aegypti, do ovo até a fase adulta, leva cerca de 7 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana podemos interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos.

Alguns cuidados para evitar a proliferação da dengue:

- Evitar água parada;
- Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d’água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris;
- Furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas;
- Guardar latas e garrafas de boca para baixo;
- Limpar periodicamente, calhas de telhados;
- Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos;
- Encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas;
- Tampar os ralos com telas ou manter os mesmos vedados, principalmente os que estão fora de uso;
- Piscinas: Mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água periodicamente;
- Vasilhas para animais: Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão no mínimo duas vezes por semana.