Vereadores Mirins de Itajubá participam de cerimônia de diplomação

Publicado por SECOM em: 11/04/2019


O Teatro Municipal Christiane Riera sediou, na noite de quarta-feira, 10 de abril, a solenidade de diplomação e posse dos Vereadores Mirins e Suplentes da Câmara Municipal de Itajubá, projeto que faz parte da Escola do Legislativo Professora Eraídes Rabelo da Câmara Municipal de Itajubá.

As eleições para a escolha dos 17 vereadores do projeto Câmara Mirim 2019 foram realizadas no mês de março em nove escolas e colégios de Itajubá, mobilizando mais de 700 alunos que, por meio de votação secreta, elegeram representantes do 9º ano do Ensino Médio. As eleições tiveram o apoio do Cartório Eleitoral de Itajubá, que disponibilizou urnas e cabines de votação para as escolas estaduais Coronel Carneiro Junior, João XXIII e Ana Laura Pereira, e para os colégios particulares Curso G9, XIX de Março, Gênesis Empreender. Não houve processo eleitoral somente em duas escolas estaduais - Barão do Rio Branco e Coronel Casimiro Osório - que escolheram seus representantes por aclamação.

O vice-prefeito Christian Gonçalves participou da solenidade e destacou a importância do projeto Câmara Mirim, que começou quando ele era vereador e pôde contribuir e trocar experiência com cerca de 30 alunos durante o período em que esteve à frente do projeto, colaborando e direcionando os trabalhos realizados. ‘Sinto-me honrado em prestigiar mais uma posse de jovens que irão exercer a cidadania, papel fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade. Desejo muito sucesso e que possam contribuir com ideias, ações e projetos de impacto em Itajubá’, disse o vice-prefeito.

Os vereadores mirins diplomados são:
- Ana Caroline Vilas Boas Borges;
- Felipe Junior Alves da Silva;
- Gabriela Del Guerso Mendes;
- Geovana Caroline de Almeida Silva;
- Helena Faria Braga;
- Henrique Luz Goulart;
- João Lucas Costa Xavier;
- Joyce Thaynara de Souza Bueno;
- Kathielen de Souza Oliveira;
- Kauã Gabriel Viana Marinho de Faria;
- Mariana Paiva Leal;
- Marina Barbosa dos Santos;
- Matheus Henrique Moraes Chaves;
- Paulo Henrique Ramos Félix;
- Pedro Henrique Gonçalves;
- Sara Maia da Silva;
- Sarah Dias da Silva Lucas;

O que é o projeto Câmara Mirim

Desenvolvido pela Câmara Municipal de Itajubá, por meio da Escola do Legislativo Professora Eraídes Rabelo, o projeto Câmara Mirim tem como objetivo promover a interação entre a Câmara de Vereadores e as escolas do município, além de exercer a cidadania, desenvolver a consciência política nos estudantes e compreender o trabalho realizado pelo legislativo municipal.

Durante o programa, os vereadores mirins irão praticar o exercício da Cidadania, por meio de oficinas pedagógicas voltadas para o conhecimento do processo legislativo e da oratória. Participarão também de reuniões simuladas de vereadores, onde terão a oportunidade de vivenciar o trabalho do Poder Legislativo Municipal, debatendo suas ideias e realidades. Desta forma, o programa busca contribuir com a formação social e política, estimulando os estudantes na participação de discussões sociais para o despertar do interesse e da valorização das coisas públicas.

Uma experiência como vereador mirim permite o entendimento sobre o funcionamento dos três poderes e da gestão pública como um todo. Aprende-se como se desenvolvem as relações entre esses poderes e a população. Isso permitirá ao jovem o conhecimento do papel do vereador e da sua importância para a comunidade.