Prefeitura faz reunião de esclarecimentos sobre o funcionamento do NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família

Publicado por SECOM em: 11/04/2019


A Prefeitura, por meio da Lei nº 3103/2019, implantou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) no município de Itajubá. Para informar e esclarecer dúvidas dos profissionais da Atenção Primária e dos órgãos que fazem parte da rede de atenção do SUS, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma reunião, na quinta-feira, 11 de abril, na Faculdade Wenceslau Braz.

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família tem como objetivo apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Atualmente, regulamentados pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, os núcleos são compostos por equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (ESF), entre outra.

Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais, tanto na Unidade de Saúde, como nas visitas domiciliares; permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.