40ª edição do Enduro da Independência
Nos próximos dias 6 e 7 de setembro, Itajubá vai integrar o percurso do 40º Enduro da Independência, tradicional prova de motos onde pilotos de todo o Brasil disputam 19 diferentes categorias.
O evento terá largada no município de Socorro, passando por Itajubá e chegando ao Circuito das Águas (Lambari, Caxambu e São Lourenço) – uma grande aventura off road entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais.
Com o apoio da Prefeitura, o 40º Enduro da Independência irá movimentar a rede hoteleira, bares e restaurantes de Itajubá, contribuindo para o turismo e a economia locais.
Confira a programação completa:
05 e 06/09: Concentração e largada em Socorro (SP) – destino a Itajubá (MG)
07/09: Largada em Itajubá (MG) – destino a Lambari (MG)
08/09: Largada em Lambari (MG) – destino a Caxambu (MG)
09/09: Largada em Caxambu (MG) – chegada em São Lourenço (MG)
10/09: Largada, chegada e premiação em São Lourenço (MG)
ENDURO – O QUE É?
Enduro de regularidade é um tipo de competição motociclística fora de estrada onde o piloto deve cumprir um roteiro prévio. Vence aquele que cumprir as determinações de forma rigorosa e o mais próximo da velocidade indicada.
O desempenho dos atletas é aferido por meio de rastreadores por satélite que acompanham, em tempo real, o trajeto e performance de cada um, verificando eventuais desvios de rota e de velocidade.
SOBRE O ENDURO DA INDEPENDÊNCIA
O Enduro da Independência foi disputado pela primeira vez em 1983 para recriar a última viagem de Dom Pedro I do Rio de Janeiro a Vila Rica, futura cidade de Ouro Preto no ano de 1822, em roteiro que ficaria conhecido como caminho novo da Estrada Real.
Ao longo do tempo, o percurso do Enduro da Independência foi sendo adaptado para acomodar uma caravana itinerante composta por pilotos, apoios, mecânicos, organizadores, etc, preservando o espírito cívico e de patriotismo inspirados pela independência.