
Julho Amarelo
O Julho Amarelo foi instituído pela Lei nº 13.802/2019 como forma de conscientizar a população sobre a importância da prevenção, testagem e tratamento das hepatites virais. Em Itajubá, uma série de atividades está programada para ocorrer ao longo de todo o mês. Confira:
14/07 – Testagem para hepatite B e sífilis na Santa Casa de Misericórdia
15 e 22/07 – Testagem e vacina contra a hepatite “B” + testagem para sífilis nas Casas de Recuperação Nova Jerusalém e Laura Saya Palombo – CTL
30/07 – Testagem para hepatite B e sífilis (população em geral) na Praça Theodomiro Santiago
Para saber se você precisa realizar os exames que detectem as hepatites, observe se já se expôs a algumas dessas situações:
- Condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E);
- Se praticou sexo desprotegido ou compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B, C e D);
- Da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B, C e D).
Atenção! No caso das hepatites B e C, é preciso um intervalo de 60 dias após a exposição ao vírus para que os anticorpos sejam detectados no exame de sangue.
Os testes são gratuitos e os resultados sigilosos.
SOBRE AS HEPATITES VIRAIS
Hepatites são uma inflamação do fígado. Podem ser causadas por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Elas podem ser silenciosas e nem sempre apresentar sintomas. As hepatites virais B e C afetam 325 milhões de pessoas no mundo, causando 1,4 milhão mortes por ano. É a segunda maior causa de morte entre as doenças infecciosas depois da tuberculose, e 9 vezes mais pessoas são infectadas com hepatite do que com o HIV.