Diversos bens culturais de Itajubá estão sendo beneficiados com recursos do fundo do CODPHAI
Com grande importância histórica para Itajubá, a “Mulher de Bronze” está passando por uma grande obra de restauração através da Prefeitura com recursos do fundo do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Itajubá (CODPHAI).
Todo o processo está sendo feito de forma estudada, totalmente manual e muito criteriosa pela artista plástica Cleuza Gonçalves e sua filha Tatiana Sallum. “Estamos realizando a remoção da oxidação nociva presente na totalidade do patrimônio, sua limpeza e aplicação de diversas camadas de produtos específicos para o bronze e o polimento”, ressaltou Cleuza.
Cleuza Gonçalves tem um vasto currículo de atuação cultural e artes plásticas. A artista é a responsável pela restauração das pinturas internas da Matriz de Nossa Senhora da Soledade no ano 2000 e em 2023 (em andamento), pela pintura dos painéis em azulejos do Santuário de Nossa Senhora da Agonia e por outras importantes obras de Itajubá e do Brasil.
Outros bens tombados do município também passam por manutenção com recursos do fundo do CODPHAI: o “Posto de Gasolina da Sociedade dos Motoristas”, considerado o menor do mundo pelo Guinness Book, “Azulejaria Luiz Teixeira”, “Busto do Padre Lourenço”, “Museu Wenceslau Braz” e, agora, a “Mulher de Bronze”.
Todos os bens foram escolhidos e aprovados no plano de aplicação do CODPHAI junto aos membros do Conselho.
MULHER DE BRONZE
A “Mulher de Bronze” é uma estátua de bronze, feita em tamanho natural, que está localizada no Cemitério Paroquial, em frente ao Mausoléu da família de Gabriela de Moura Fonseca. A estátua foi encomendada pelo filho de Gabriela, Eucides de Moura Fonseca, ao importante artista francês Antoine Sartori. Ela foi inspirada em uma foto de Gabriela tirada pelo filho Eucides em 1918 – de maneira espontânea, uma vez que sua mãe não gostava de ser fotografada. A estátua chegou ao Brasil em 1925, sendo tema recorrente nas artes municipais, como literatura e um filme. É um patrimônio tombado pelo Decreto Municipal nº 4462 de 06 de janeiro de 2012.
CONSERVAÇÃO
As obras de manutenção dos bens tombados contam pontos para o município no Programa ICMS Patrimônio Cultural. Quanto maior a pontuação, maiores são os recursos que o município recebe do Governo de Minas para construir e colocar em prática sua política municipal de proteção ao patrimônio cultural.
Importante destacar que, através de um trabalho conjunto entre a Atual Administração, CODPHAI e comunidade, o município recebeu, em 2022, a maior pontuação no Programa ICMS Patrimônio Cultural da história e também a maior entre todos os municípios que integram o Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira.