Iniciativa da atual administração visa valorizar a história e o turismo no município
A antiga Estação Ferroviária, que abriga atualmente o Museu Wenceslau Braz, será totalmente reformada e restaurada pela Atual Administração do Prefeito Christian Gonçalves e Vice-Prefeito Dr. Nilo Baracho, atendendo a uma antiga demanda do CODPHAI (Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Itajubá).
Além de conservar a arquitetura histórica do prédio, a reforma visa preservar o acervo do Museu Wenceslau Braz e garantir a integridade física dos usuários, prestadores de serviços e visitantes.
O antigo pedido do Conselho foi acolhido pelo Prefeito e Vice-Prefeito que reconhecem o valor cultural e histórico deste importante patrimônio tombado do município. Vale lembrar que a última reforma de manutenção geral no local foi feita há 11 anos.
No momento, encontra-se aberto o processo de licitação para a contratação de empresa especializada em restauração de bens tombados. A licitação deverá ocorrer no dia 20 de maio e a reforma está programada para acontecer ainda este ano.
A reforma será realizada com recursos próprios da Prefeitura e do CODPHAI que recebe o ICMS Cultural, totalizando R$ 360 mil. O programa estimula as ações de salvaguarda dos bens protegidos pelos municípios por meio do fortalecimento dos setores responsáveis pelo patrimônio das cidades e de seus respectivos conselhos em uma ação conjunta com as comunidades locais.
Construído em 1930, o prédio da antiga Estação Ferroviária marcou um importante período de expansão comercial e industrial do município no auge do transporte ferroviário no Brasil. O local também serviu, durante muitas décadas, como ponto de embarque e desembarque para as viagens interestaduais dos munícipes.