Ações preventivas foram adotadas durante todo o ano pela Atual Administração; Rio Sapucaí está sendo monitorado
Com a previsão de chuvas para os próximos dias, o Prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves e o Vice-Prefeito, Dr. Nilo Baracho, se reuniram na manhã desta terça-feira, 27 de dezembro, com o Secretário Municipal de Defesa Social, Massoud Nassar Neto, o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Luiz César Pereira, e demais Secretários Municipais. “A situação está controlada em nossa cidade e isso é fruto de um trabalho de ação preventiva realizado ao longo do ano. Pedimos a Deus que as coisas continuem assim”, disse o Prefeito.
A reunião teve como objetivo revisar os principais pontos do “Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil”, documento público que está, desde sua implementação, nas mãos dos órgãos competentes e instituições da cidade. Ele foi criado de forma inédita pela Atual Administração para traçar as diretrizes operacionais de prevenção, preparação e resposta a serem realizadas em situações de emergência, como alagamentos e enchentes.
É importante destacar que a Atual Administração tem trabalhado incansavelmente, durante todo o ano, em ações preventivas como a limpeza e o desassoreamento dos ribeirões e do Rio Sapucaí, a criação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) com o treinamento da população sobre como agir em possíveis momentos de sinistro e a instalação de placas de rotas de fuga nos bairros.
Vale destacar ainda a parceria com a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) para o monitoramento do Rio Sapucaí e a divulgação diária do seu nível medido pela Estação de Monitoramento instalada entre os bairros Imbel e Santa Rosa, permitindo que a população se prepare para qualquer eventualidade.
A Defesa Civil segue fazendo o monitoramento diário dos pontos de controle no Rio Sapucaí. Em caso de alerta, a população será comunicada imediatamente.
Confira AQUI a cartilha orientativa da Prefeitura de Itajubá sobre o que fazer e como agir no período de chuvas.
Confira também os telefones dos órgãos competentes: