Local abriga sistema pioneiro de videomonitoramento composto por mais de 600 câmeras, incluindo as recém-instaladas nas escolas e creches do município
A Prefeitura de Itajubá, por iniciativa da Atual Administração do Prefeito Christian Gonçalves e do Vice-Prefeito Dr. Nilo Baracho, inaugurou na manhã desta quarta-feira, 31 de maio, na sede da Guarda Civil Municipal, o Centro de Controle Operacional (CCO). A iniciativa é um grande reforço do projeto “Cinturão de Segurança”, uma das propostas do Plano de Governo do Prefeito Christian e Vice-Prefeito Dr. Nilo que visa a segurança e o bem-estar das famílias itajubenses.
Além do Prefeito e Vice-Prefeito, o evento contou com a presença do Delegado Geral e Chefe do 17º Departamento de Polícia Civil, Dr. Pedro Henrique Rabelo Bezerra; do Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Alexandre Boari; do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Marcelo Krauss; do Comandante do 2° Pelotão de Bombeiros de Itajubá, 1° Ten BM Marco Antônio de Oliveira Neto; do Subcomandante do 4º Batalhão de Engenharia de Combate, Ten. Cel. Marcio Augusto Nascimento; do Comandante da Guarda Municipal, Adilson Silva; do Gerente Administrativo da Imbel, Cel. Roberts da Costa Pereira; da representante do Poder Judiciário da Comarca de Itajubá, Sílvia Mara Randazzo; do Vereador Silvio Vieira; dos Secretários Massoud Nassar Neto (Defesa Social) e Junior Fraga Bastos (Educação), e outros; do Presidente da CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes; do Presidente do SIMMMEI, Henrique Sérgio de Paula; de gestores de creches e escolas da rede municipal e da sociedade civil.
É no CCO que está sendo realizado o monitoramento de mais de 600 câmeras instaladas pela Atual Administração para reforçar a segurança nas escolas e creches do município. O sistema de videomonitoramento 24 horas contempla também imagens em tempo real de pontos estratégicos da cidade, auxiliando no monitoramento do trânsito e em ações de policiamento e investigação para a redução do índice de criminalidade.
A previsão do projeto “Cinturão de Segurança” é chegar a cerca de 1.000 câmeras instaladas em toda a cidade.