Atividades presenciais de artesanato para idosos também foram retomadas no local
A Prefeitura de Itajubá, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou nesta sexta-feira, 1º de outubro – Dia Internacional do Idoso, na Associação das Antigas Alunas da Providência, uma palestra com o tema “Envelhecimento” ministrada pela médica da Secretaria Municipal de Saúde, Thaís Acylamara Coelho da Silva, aos idosos assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O momento foi de descontração e esclarecimento de dúvidas.
Além da palestra, a Prefeitura retomou, na última semana, as atividades presenciais para os idosos assistidos pelo SCFV no local. Com a pandemia, eles estavam realizando as suas atividades artísticas, culturais e de artesanato a distância.
Já os idosos institucionalizados do Lar da Providência e Vila Vicentina permanecem realizando suas atividades com o auxílio remoto da equipe do SCFV. Os materiais para os trabalhos artísticos são entregues pela Prefeitura duas vezes por semana nestes locais. Um responsável de cada entidade desenvolve os trabalhos de artesanato e pintura juntamente com os idosos.
Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o cidadão deve procurar uma das duas unidades do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social do município, onde receberá todas as orientações. São elas: Antônio Carlos Parreira Tiengo (Rua Dr. Xavier Lisboa, 316, bairro Porto Velho) e Luzia Silva Riera (Rua Luiz Martins Riera, 149, bairro Boa Vista).
Confira a programação:
Atividade remota
Lar da Providência: Segundas e quartas-feiras, das 15h às 16h
Vila Vicentina: Terças e quintas-feiras, das 9h às 10h
Atividade presencial
Associação das Antigas Alunas da Providência (Rua Cel Goulart, 199, bairro Boa Vista)
Sobre o SCFV
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que é ofertado de forma complementar ao trabalho social realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).
Ele envolve atendimentos em grupo com o objetivo de fortalecer as relações comunitárias por meio de atividades artísticas, culturais e de artesanato, entre outras, promovendo a integração e a troca de experiências entre os participantes e valorizando o sentido da vida coletiva. Seu caráter é preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.