Município realizou 1.315 abordagens em 2021 e concedeu mais de 450 passagens de ônibus, possibilitando que pessoas em situação de rua que não são de Itajubá retornassem ao município de origem
A Prefeitura de Itajubá tem realizado um trabalho incansável de abordagem às pessoas em situação de rua no municípío com o apoio técnico e especializado do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O objetivo é oferecer, por meio do diálogo e do tratamento humanizado, uma “porta de saída” efetiva que permita a essas pessoas resgatar a dignidade e encontrar um caminho, evitando que retornem para as ruas.
Somente no último ano, foram realizadas 1.315 abordagens a pessoas em situação de rua em Itajubá. A Prefeitura já concedeu também mais de 450 passagens de ônibus às pessoas em situação de rua que não são da cidade. Assim, elas puderam retornar ao seu município de origem com segurança. O serviço é facilitado pelo “Plantão do Migrante”, instalado na Rodoviária, que concede passagens gratuitas até 3 dias a partir da chegada da pessoa ao município.
As pessoas em situação de rua de Itajubá são acolhidas na Casa de Passagem do município, onde recebem 5 refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e ceia), banho quente, produtos de higiene pessoal e todo o apoio necessário para uma boa qualidade de vida. Em alguns casos, elas são encaminhadas para atendimento no CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial/Uso Abusivo de Álcool e/ou outras Drogas.
“Essa questão exige uma verdadeira força-tarefa. Algumas pessoas não aceitam ajuda, então é preciso convencê-las de que a sensação de liberdade que alegam é aparente e falsa e que, na realidade, a vida nas ruas traz falta de privacidade, de segurança e de dignidade. Assim, oferecemos todo o suporte para que elas deixem essas condições e tenham uma vida digna”, reforça a Secretária de Desenvolvimento Social, Janayna Ferreira.
Além da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, as ações tem o envolvimento e cooperação de outros setores da Prefeitura como as Secretarias de Saúde, Defesa Social e Obras.
A população pode fazer a sua parte. Ao presenciar um morador de rua precisando de acolhimento, ligue para (35) 99957-7527.