Como parte da Campanha “Agosto Lilás”, mês oficial do enfrentamento à violência contra a mulher, e da “Semana Deborah Oliveira”, a Prefeitura de Itajubá, através da Coordenadoria Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Itajubá – CDDMI, realizou nesta sexta-feira, 18 de agosto, a Primeira Passeata Deborah Oliveira.
O evento contou com mais de 70 participantes que se concentraram na portaria da UNIFEI e seguiram pela Avenida BPS em direção à Alameda Esperança, relembrando e homenageando a jovem Deborah Oliveira que em 2013 teve a sua vida interrompida pela violência.
A Diretora/Coordenadora da CDDMI, Mônica Chaves, reforçou que esta primeira passeata dará início a movimentos que unam, não só as mulheres, mas toda a sociedade consciente de que a violência contra a mulher não é mais aceitável e deve ser combatida com todos os recursos disponíveis. “Neste ano, realizamos a Passeata Deborah Oliveira, justamente no aniversário de 10 anos de sua morte, como um marco do início desses movimentos que, intensificados, certamente trarão conscientização e mudança de comportamentos, salvado mulheres de relacionamentos abusivos e das consequências da violência doméstica”, disse.
A “Semana Deborah Oliveira” é uma lei de iniciativa e autoria da Coordenadoria da Mulher, apresentada na Câmara pelo Vereador licenciado Tenente Melo.
“Tenda da Mulher: Jardim das Borboletas”
No dia 22 de agosto, próxima terça-feira, acontecerá no calçadão de Itajubá, das 9h às 17h, a “Tenda da Mulher”, juntamente com a Segunda Edição do “Jardim das Borboletas”, simbolizando a libertação da mulher de relacionamentos abusivos.
A equipe da CDDMI estará disponível para orientações e agendamentos de atendimentos a mulheres também em parceria com Grupo Mulheres Empreendedoras com um SPA da Mulher e atividades diversas para acolher o público feminino, além de abordagem da população circulante para divulgação das ações da Coordenadoria da Mulher e conscientização da violência contra a mulher.
Confira a programação completa do “Agosto Lilás” e “Semana Deborah Oliveira”, clicando AQUI.