Projeto voluntário voltou a ser realizado de forma presencial; Escola Municipal Geralda Cerávolo, no bairro Santa Luzia, é a primeira contemplada deste ano
O “ConheCiência”, projeto voluntário que desenvolve o aprendizado e a habilidade científica dos alunos do 5º ano da rede municipal, volta a ser realizado de forma presencial em sua nova edição.
Neste sábado, 30 de abril, aconteceu o lançamento do projeto para o ano de 2022. O Prefeito Christian Gonçalves e o Vereador Tenente Melo estiveram no CIEM Professora Geralda Cerávolo Rodrigues, no bairro Santa Luzia, para prestigiar o evento.
O projeto é coordenado pelo professor itajubense Antônio Márcio Rennó Matos e envolve a participação dos alunos do Colégio XIX de Março. No ato do lançamento, um grupo de alunos demonstrou diversas experiências científicas às crianças da rede municipal, despertando nelas o interesse pela ciência.
Após o lançamento, os alunos do XIX de Março passam a desenvolver conteúdos científicos de forma periódica para as crianças. Todo o material é criado por eles com o apoio e orientação do Professor Antônio Marcio. Nesta primeira etapa, são 42 voluntários envolvidos no projeto.
Além do CIEM Geralda Cerávolo Rodrigues, o “ConheCiência” também irá atender os alunos da Escola Municipal Wenceslau Neto, no bairro Vila Poddis. O objetivo é chegar futuramente às escolas dos bairros rurais.
SOBRE O PROJETO
O “ConheCiência” foi idealizado em 2018 pelo professor Antônio Marcio após a sua participação em um encontro de educadores na Space Camp, da NASA (National Aeronautics and Space Administration), nos Estados Unidos.
O C.I.E.M. Geralda Cerávolo foi a primeira escola a receber o projeto naquele ano. Em 2020, com o início da pandemia, os voluntários passaram a gravar os conteúdos e disponibilizá-los para os alunos da rede municipal através do Facebook e Youtube. Em 2021, com a retomada gradativa das aulas, as atividades foram disponibilizadas em sacos individuais e penduradas em um varal, em alusão à literatura de cordel, para que os alunos as retirassem e levassem para casa.