Ação em cumprimento à Lei Lucas (Lei nº 13.722) vai capacitar, ao todo, 170 profissionais, garantindo mais segurança às crianças das escolas e creches
Moedas, tampas de caneta, peças pequenas de brinquedos e outros objetos, ou mesmo alimentos, podem causar engasgo ou sufocação em crianças pequenas, sendo uma das principais causas de morte acidental de bebês de até um ano de idade, segundo o Ministério da Saúde.
Com isso, no último sábado, 19 de agosto, cerca de 60 gestores das instituições da rede municipal de ensino e creches conveniadas participaram de um treinamento de noções de primeiros socorros dado pelo Comandante do Corpo de Bombeiros, 1º Tenente Marco Antônio de Oliveira Neto, e pelo Cabo Mário Henrique Mendes Silva.
O Prefeito em exercício, Dr. Nilo Baracho, recepcionou as gestoras, desejando um treinamento proveitoso a todas. “Esta é uma excelente oportunidade para aprender a identificar e agir preventivamente em possíveis situações de emergência e urgência até a chegada do suporte médico, trazendo mais segurança aos alunos e servidores que atuam nas instituições da rede municipal”, disse.
O treinamento ocorre em cumprimento à Lei Lucas (Lei nº 13.722), criada em homenagem a Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que veio a óbito em setembro de 2017 após um engasgo durante um passeio escolar. Na ocasião não havia ninguém preparado por perto para socorrê-lo e, assim, evitar a tragédia.
Outros 110 profissionais da rede, entre educadores infantis, professores, cozinheiros e auxiliares de serviços gerais, passarão pelo treinamento nos dias 26/08 e 02/09.