O Ministério da Saúde tem monitorado os casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil e, até o momento, nenhum caso foi confirmado em território nacional.
O caso identificado como sendo de Itajubá NÃO preenche os critérios epidemiológicos para ser considerado suspeito. Portanto, Itajubá não possui nenhum caso de coronavírus.
Os casos suspeitos no Brasil estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica Nacional. De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento não há necessidade nenhuma de pânico; as pessoas podem ficar tranquilas.
Se houver recomendações de cuidados extraordinários, elas serão amplamente divulgadas. Por enquanto, o vírus se encontra apenas fora do território brasileiro. Enquanto isso, a Organização Mundial da Saúde está elaborando ações de precaução.
NOTA DA EMPRESA
A empresa, na qual trabalha a pessoa que retornou da China em 24 de dezembro de 2019, esclareceu em comunicado para a Prefeitura de Itajubá, que seu funcionário, durante sua estada na China, não passou pela cidade de Wuhan, foco local de transmissão da doença.
Foi informado ainda que a empresa tomou medidas para monitoramento e esclarecimento do caso e que, de acordo com análise clínica, não há sintomas que identifiquem como infecção por coronavírus, segundo critérios clínicos e epidemiológicos do Ministério da Saúde. A empresa ressaltou ainda que, de acordo com as autoridades de saúde, o período de incubação do vírus é de 14 dias.
Para preservar seu funcionário, a empresa preferiu não se identificar.
CASO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
De acordo com informações emitidas pelo Setor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de São José dos Campos – SP, a paciente, supostamente infectada pelo vírus, esposa do cidadão que trabalha em Itajubá, encontra-se em caso de saúde estável e terá alta hospitalar ainda hoje, quinta-feira, dia 30 de janeiro.
AÇÕES
A cidade de Itajubá, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, está em alerta máximo para detectar possíveis infecções causadas pelo vírus.
Asseguramos que as instituições hospitalares do nosso município e do Estado de Minas Gerais estão preparadas para atender casos suspeitos de infecções virais respiratórias.
Informamos que, até o momento, não há nenhum motivo para pânico.
CORONAVÍRUS
Embora apresente alto índice de transmissão, o coronavírus teve, até o momento, menor taxa de mortalidade do que Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) que ocorreu há 20 anos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a epidemia de 2003 matou 10% dos infectados, enquanto as mortes do novo coronavírus atingiram 2% dos infectados.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais são sintomas são:
COMO PREVENIR