As 98 empresas apoiadas pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT) geraram, em 2021, 1.081 postos de trabalho, chegando à marca de R$ 112 milhões de faturamento. Os dados mostram que Itajubá desfruta de um cenário muito favorável à geração de emprego e renda também nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
Forte parceira da Prefeitura, a INCIT oferece todo o suporte para potenciais empreendedores que querem transformar suas ideias e projetos em empresas viáveis e consolidadas. “Ter a INCIT em nosso município é motivo de muito orgulho. Os resultados de 2021 nos mostram a importância de valorizar o empreendedorismo e a inovação na nossa cidade”, disse o Prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves.
Ao oferecer suporte técnico, operacional e administrativo para novas empresas, a INCIT fortalece o empreendedorismo no município, criando um ambiente estimulante para que elas alcancem o mercado do Brasil e do mundo de forma inovadora e sustentável.
Atualmente, são 47 empresas incubadas (3 novas) e 54 graduadas, sendo que as incubadas, como o próprio nome sugere, ainda estão recebendo o suporte da INCIT e caminhando para se desenvolverem sozinhas. Já as graduadas são empresas que não mais residem no espaço físico da INCIT, mas continuam associadas à incubadora.
Além da Prefeitura e INCIT, este movimento de empreendedorismo e inovação envolve a UNIFEI, SIMMMEI, ACIEI, CDL, FACESM e Secretaria de Desenvolvimento de Minas Gerais – instituições fundadoras da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (INOVAI), responsável pela INCIT e por várias outas iniciativas e programas dentre os quais o programa de incubação.