Presença do LNA deverá atrair para o PCTI iniciativas voltadas à inovação e tecnologia, gerando emprego e renda para a população
Na tarde desta quarta-feira, 12 de julho, o Prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves, assinou o contrato de doação – com força de escritura pública – de um terreno no Parque Científico e Tecnológico (PCTI) ao Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA).
A assinatura ocorreu na presença do Diretor do LNA, Wagner José Corradi Barbosa; do ex-Diretor do LNA, o Pesquisador Bruno Vaz Castilho de Souza; e do Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, Fernando Bissacot.
O LNA é uma instituição federal que já está instalada em Itajubá há mais de 40 anos. Cerca de R$ 30 milhões estão sendo investidos na construção de sua nova sede no PCTI, o que deverá atrair para o local novas iniciativas voltadas à inovação e tecnologia, gerando mais emprego e renda para a população.
O Parque Científico e Tecnológico promete ser um dos maiores centros tecnológicos do Sul de Minas, com cerca de 300 mil m² de área total. Ele encontra-se em fase de construção da rede de drenagem e captação de água e esgoto e, em breve, poderá abrigar cerca de 90 novas empresas de tecnologia. “O PCTI é uma obra solicitada pela população desde a década de 90 que vem sanar uma grande dificuldade que encontramos que é a falta de terrenos para oferecer às empresas que querem se instalar na cidade”, disse o Prefeito Christian.