Resultado positivo é fruto do trabalho do Comitê de Queimadas criado pela Atual Administração com o apoio de parceiros
Iniciativa da Atual Administração do Prefeito Christian Gonçalves e do Vice-Prefeito Dr. Nilo Baracho, juntamente com parceiros como a Secretaria de Defesa Social, Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, o Comitê de Gerenciamento de Crise de Queimadas possibilitou, neste ano de 2022, uma redução de 45% no número de ocorrências de queimadas no período de estiagem em Itajubá. As informações são do próprio Corpo de Bombeiros.
As ações de combate aos incêndios neste ano tiveram o dobro do resultado alcançado em 2021, que foi de 20%. Os relatórios finais foram apresentados na última quinta-feira, 13, em reunião no Teatro Municipal. O Prefeito Christian Gonçalves e o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Saúde, Dr. Nilo Baracho, estiveram presentes para recepcionar e agradecer o empenho de todos os parceiros envolvidos.
O 1º Sargento Vanderlan Domingos Ribeiro, Agente Regional de Defesa Civil, também esteve presente na reunião e se impressionou com os resultados obtidos através do trabalho do Comitê. “Vamos levar o projeto para a Defesa Civil Estadual e, assim, difundi-lo também em outros municípios de Minas Gerais”, disse.
Entre as ações do Comitê para combater a ocorrência de queimadas no período de estiagem estão a realização de blitz educativas para distribuição de cartilhas orientativas; palestras em escolas; construção e manutenção de aceiros nas áreas de preservação ambiental; multa de até R$ 7.888,00 para quem praticar qualquer método de queimada, ainda que de forma controlada, em todo o perímetro urbano e rural de Itajubá; etc.
O Comitê é oficializado através do Decreto 8430. Ele é composto por membros das seguintes instituições: