Cuidar das futuras gerações é uma das premissas da Atual Administração. Baseada no modelo de economia circular – onde o foco é gerar cada vez menos lixo e reaproveitar materiais que são considerados descartáveis, a Prefeitura de Itajubá está mapeando as empresas geradoras de resíduos sólidos do município e da microrregião para recolhê-los e reaproveitá-los como adubo na produção de alimentos orgânicos. “É um compromisso da nossa Administração amenizar os impactos ambientais e tornar a nossa cidade mais inteligente, protegendo os futuros itajubenses”, disse o Prefeito Christian Gonçalves.
A iniciativa já rendeu frutos e a empresa “El Defumador” acaba de destinar à Prefeitura cerca de 2 toneladas de cinzas provenientes do seu processo produtivo (queima de madeira em fogão de lenha). O material poderá ser utilizado em processo de compostagem ou para utilização direta na agricultura. Ele seria descartado no Aterro Sanitário que, através de consórcio, atende Itajubá e 13 cidades vizinhas, dando destinação aos resíduos orgânicos produzidos por elas.
Esta ação de economia circular representa duas toneladas de resíduos a menos no Aterro Sanitário e duas toneladas a mais de insumo agrícola para produção de alimentos de forma sustentável. “Ao mesmo tempo que aumentamos a vida útil do Aterro, deixando de depositar 2 toneladas de resíduos no local, nós obtivemos um novo produto que vai ser aplicado na agricultura, reduzindo os custos com insumos agrícolas”, disse o Secretário Municipal de Agricultura, Dr. Bruno Vidal de Almeida.
É importante ressaltar que boas práticas de gestão como esta são extremamente relevantes quando o modelo linear de consumo – que consiste apenas em extrair, produzir e descartar – ainda é o mais praticado no mundo. “Todo o resíduo coletado será distribuído para agricultores orgânicos e utilizado também na nossa horta experimental, onde cultivamos alimentos que são doados para diversas instituições assistenciais de Itajubá. São pequenas-grandes iniciativas como esta, apoiadas pelo nosso Prefeito Christian, que tornam a cidade cada vez mais sustentável”, explicou Bruno.
As empresas interessadas em disponibilizar resíduos para esta ação podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura pelo telefone (35) 9 9938-2954.