Projeto visa oferecer atividades de educação ambiental e humanitária para os alunos da rede municipal
O Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Saúde, Dr. Nilo Baracho, e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ricardo Ferreira, participaram nesta sexta-feira, 11 de março, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte (MG), da solenidade de lançamento do Projeto “Jovens Mineiros Sustentáveis” em 40 cidades do Estado, incluindo Itajubá. A iniciativa de inscrever o município foi da Prefeitura, através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMMA) e de Educação (SEMED).
A adesão ao termo de cooperação para aplicação do projeto foi feita com a presença do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.
O objetivo é oferecer um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária para os alunos de duas turmas de 5º ano do C.I.E.M. Desembargador Francisco Pereira Rosa (bairro Rebourgeon) e outras duas turmas também do 5º ano da Escola Municipal São Sebastião (bairro São Sebastião), conscientizando-os sobre a necessidade da economia dos recursos naturais e o cuidado com o meio ambiente.
Através do projeto, os alunos irão trabalhar as temáticas de consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária para o bem-estar animal. Outro destaque do Projeto é o acompanhamento mensal das contas de energia e água da residência dos alunos e das escolas como parte do processo de conscientização.
Ainda durante o evento, o Governo de Minas lançou o Programa “Conheça Seu Amigo” para a realização de microchipagem de cães e gatos em situação de rua de todo Estado, evitando, assim, o abando dos animais. Itajubá foi contemplada com 1.680 chips e, em breve, dará início ao seu Programa de Microchipagem de Animais Domésticos, colaborando com esta causa tão importante da fauna doméstica.