O “Boletim Epidemiológico Diário” é o canal oficial da Prefeitura Municipal de Itajubá para informar a população e profissionais de Saúde do município sobre os últimos dados relacionados ao Covid-19 na cidade.
É de extrema importância que a população confie apenas e tão somente nos dados aqui publicados, evitando divulgar mensagens não-oficias e dados inverídicos sobre a doença, o que pode gerar medo e insegurança na população.
ENTENDA: CASOS CONFIRMADOS POR CRITÉRIOS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICOS
A partir de hoje, 20 de abril, o Boletim Diário será ainda mais detalhado. Um novo segmento passa a fazer parte das estatísticas. São os CASOS CONFIRMADOS POR CRITÉRIOS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICOS.
O CASO pode ser confirmado POR CRITÉRIOS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICOS, segundo o Ministério da Saúde, quando a pessoa tem contato íntimo (familiar ou não) com um paciente POSITIVO para Covid-19 confirmado laboratorialmente. São casos em que a pessoa não realiza o exame comprobatório, mas vem a apresentar sintomas leves ou graves da doença após contato com um paciente POSITIVO.
Itajubá tem 2 (dois) casos deste tipo (contato familiar com caso confirmado por exame), mas já se encontram curados.
ORIENTAÇÕES
Para evitar a superlotação dos postos de saúde, hospitais e prontos-socorros, recomenda-se que a população fora do grupo de risco não procure estes locais de imediato.
Ao observar sintomas como febre baixa, tosse, coriza, dor de garganta e dificuldade de respirar, a pessoa deve comunicar imediatamente a Vigilância Epidemiológica através dos telefones (35) 3622-2046 ou (35) 9 9808-1765.
Quem tiver histórico de viagem recente ou contato com algum caso suspeito também deve contatar a Vigilância Epidemiológica o quanto antes.
CONFIRA ABAIXO AS INFORMAÇÕES ATUALIZADAS ÀS 17h30 DE HOJE, 20 DE ABRIL:
– CASOS CONFIRMADOS POR EXAME LABORATORIAL: 3 (três)
– CASOS CONFIRMADOS POR CRITÉRIOS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICOS: 2 (dois)
– TOTAL DE CASOS CONFIRMADOS: 5 (cinco)
– CASOS CURADOS: 4 (quatro)
– CASOS DESCARTADOS: 58 (cinquenta e oito)
– CASOS QUE AGUARDAM RESULTADOS DE EXAME: 04 (quatro)
– CASOS DE SÍNDROME GRIPAL: 475 (quatrocentos e setenta e cinco)