O Dia da Indústria é comemorado em 25 de maio e, para homenagear as indústrias e empresas instaladas no município, a Prefeitura de Itajubá, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá (ACIEI), o Sebrae e o Sindicato das Indústrias de Materiais Mecânicos e Materiais Elétricos de Itajubá (SIMMMEI), uniram-se para realizar um evento alusivo à data. Itajubá conta, atualmente, com 133 indústrias registradas e ativas, nas diversas áreas de atuação, e que muito contribuem para o desenvolvimento do município. O evento foi realizado na noite de 28 de maio, no Teatro Municipal Christiane Riera.
O evento fez parte das comemorações do bicentenário de Itajubá e as três empresas mais antigas e as três empresas que geram mais empregos no município foram homenageadas, assim como os funcionários indicados pelas mesmas. O vice-prefeito Christian Gonçalves parabenizou as empresas homenageadas e ressaltou o trabalho da atual Administração, que vem ao encontro do trabalho do setor empresarial, industrial e do comércio do município, alavancando ainda mais o desenvolvimento de Itajubá. O presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de Minas Gerais (FEDERAMINAS), Emílio César Parolini, enviou uma mensagem desejando sucesso no evento e felicitando Itajubá pelos 200 anos de fundação.
Os homenageados da noite foram os seguintes:
Empresas mais antigas:
Empresas com o maior número de funcionários:
Após as homenagens, o público presente assistiu a apresentação teatral “Concessa – Tecendo Prosa”, com a atriz Cida Mendes, vencedora do Prêmio Nacional Multishow de Humor. O espetáculo abordou a importância da indústria para o desenvolvimento econômico do município.