O bairro Medicina passou por uma completa obra de drenagem, cujo projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de Itajubá. Na última semana, foram asfaltadas a avenida Renó Júnior e a rua Olga Chaiben Mauad. Além destas, a rua Orlando Mohallen também foi pavimentada. A aplicação do asfalto é feita sobre uma camada de material betuminoso que impermeabiliza o solo e favorece a aderência do material. Nesta segunda fase, a obra de drenagem atendeu a avenida Renó Júnior (rua da Faculdade de Medicina), rua Olga Chaib Mauad e a rua Heitor Ramos.
Para relembrar
Nos anos de 2016 e 2017, a Prefeitura iniciou as obras de drenagem no bairro Medicina. Grandes intervenções foram feitas no local, reestruturando a rede de drenagem em pontos críticos como a rua Marechal Juarez Távora e a rua Delfim Moreira.
Por ser uma região plana e com uma grande área rural ao seu redor, de onde descem as águas da chuva, algumas ruas e avenidas do bairro Medicina eram alagadas nos períodos chuvosos. A Prefeitura identificou, na época em que a Administração atual desenvolveu o projeto, 18 pontos de alagamentos e nove sub-bacias de contribuição, que fazem parte da bacia Medicina – São Vicente. Do total de pontos que acumulam água, dez estavam na rua Delfim Moreira.
A Prefeitura desenvolveu um projeto de drenagem para o bairro e novas tubulações foram construídas. As ruas República do Peru e Silvério Chiaradia, que são os dois pontos mais baixos do bairro Medicina, também foram contempladas com o novo sistema de drenagem pluvial, que inclui também a implantação de poços de visita e bocas de lobo, que fazem a captação das águas das chuvas em toda a extensão da sub-bacia.
Veja mais imagens no @prefeituraitajuba.