A Prefeitura trabalha diariamente para manter e cuidar dos patrimônios e bens públicos de Itajubá. Assim, realiza diversas obras, construções, reformas e manutenções em benefício da coletividade.
Infelizmente, apesar dos esforços contínuos, algumas ações de vandalismo ainda são recorrentes no município. O furto de fiação elétrica na Passarela Samuel Moura é uma delas. A ação dos vândalos prejudica toda a população não só pela falta de iluminação que ocasiona no local, mas pelo gasto de dinheiro público que precisa ser realizado para a substituição dos cabos.
Por três vezes, a fiação foi arrancada do local e prontamente consertada pela Prefeitura. Após o último furto, foi realizada a concretagem da caixa de inspeção para coibir a ação dos vândalos. A Prefeitura estuda junto à REMO, empresa contratada para a manutenção da iluminação pública, uma forma de dificultar ainda mais o acesso à fiação.
Depredar patrimônio público de qualquer natureza é crime previsto no Código Penal Brasileiro. Quem for flagrado praticando esse tipo de ação responderá ao Artigo 163 do Código Penal Brasileiro que prevê detenção de um a seis meses e multa. Além disso, em casos de dano qualificado, o indivíduo pode ser condenado à detenção de seis meses a três anos e multa, quando o crime for cometido contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista.
Pedimos a colaboração de todos para que cuidem e fiscalizem o bom uso do nosso patrimônio. Não podemos permitir que ações como esta sejam recorrentes e continuem onerando toda a sociedade. Para denunciar, entre em contato com a Guarda Municipal (153).