A Prefeitura trabalha diariamente para manter e cuidar dos patrimônios e bens públicos construídos em benefício da coletividade, realizando obras, construções, reformas e manutenções por toda a cidade.
Apesar dos esforços contínuos, algumas ações de vandalismo ainda acontecem no município. Um exemplo é o furto de ponteiras e registros que ocorreu na fonte da Praça Theodomiro Santiago. Os criminosos aproveitaram que a fonte encontra-se em manutenção para realizar o furto. A ação traz prejuízos à população, pois novos gastos deverão ocorrer com a substituição das peças.
Também foram retirados da fonte diversos materiais como garrafas e embalagens plásticas e vidro. Pedimos a colaboração de todos para que cuidem e fiscalizem o bom uso do nosso patrimônio. Não podemos permitir que ações como esta sejam recorrentes e continuem onerando toda a sociedade.
Depredar patrimônio público de qualquer natureza é crime previsto no Código Penal Brasileiro. Quem for flagrado praticando esse tipo de ação responderá ao Artigo 163 do Código Penal Brasileiro que prevê detenção de um a seis meses e multa. Além disso, em casos de dano qualificado, o indivíduo pode ser condenado à detenção de seis meses a três anos e multa, quando o crime for cometido contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista.
Para denunciar furto ou atos de vandalismo contra o patrimônio público no município basta entrar em contato com a Guarda Municipal (153).