Com objetivo de dar transparência as ações do Procon no município, vamos divulgar nesse espaço nossos projetos e resultados.

Separamos as ações por eixos segmentados, usando da metodologia adotada pelo Procon, a partir de 2012.

Fique a vontade e boa leitura!

5 - Cursos treinamentos e outras ações

Procon Itajubá informa sobre nova Lei da meia-entrada

Procon multa empresa por não cumprir a oferta anunciada em propaganda

Procon de Itajubá aplica multa por venda casada de garantia estendida

Nota sobre a proibição do comercio e utilização de serpentinas metalizadas

Procon Itajubá divulga Ranking das empresas mais reclamadas em 2012

PROCON Itajubá divulga ranking das empresas mais reclamadas em 2013

Procon Informa Meia Entrada

Golpe da lista telefônica volta a ter registro no PROCON de Itajubá

Procon Itajubá comemora 20 anos com lançamento de selo personalizado dos Correios

Procon abre processo para ressarcir consumidores prejudicados com o cancelamento do show do Thiaguinho

Procons de Minas Gerais alertam para o golpe do provedor de internet

Servidores e estagiários da Prefeitura Municipal de Itajubá participarão de curso de desenvolvimento profissional

Relação das empresas reclamadas em 2014 em Itajubá é divulgada

Procon multa em mais de R$270 mil, empresas com irregularidades

Procons e Senacon divulgam os dados dos atendimentos aos consumidores em 2014

Procon Itajubá divulga ranking das empresas mais reclamadas em 2014

Procon Itajubá participará da 30ª Reunião do Fórum dos Procons Mineiros

Procon de Itajubá participa do desenvolvimento de novo software em Brasília

Referência em Minas, Procon de Itajubá auxilia no desenvolvimento de software utilizado em todo o Brasil

Procon transforma sala de arquivo em centro de desenvolvimento para implantação de GED – Gestão Eletrônica de Documentos

6 - Multas

As infrações as normas de proteção ao consumidor analisadas dentro do processo administrativo podem ensejar ao infrator aplicação de multa, nos termos do art. 56 do CDC.

Os critérios para aplicação das multas e de seu valor, estão previstos no Decreto Federal nº 2.181/97, e na Resolução PGJ nº 11/2011 do Procon Estadual de Minas Gerais (MPMG) que regulamenta o sistema estadual de defesa do consumidor.

Num levantamento realizado pelo Setor de Fiscalização do Procon de 2013 a junho de 2015 foram tratados 95 processos administrativos com repercussão coletiva reconhecida, sendo que destes, 40 geraram multas que totalizaram o valor de R$ 578.864,38. O recurso contra as decisões sancionatórias do Procon deverá ser endereçado a Secretaria Municipal de Governo, que proferirá decisão de caráter definitivo, nos termos do art. 49 do Decreto nº 2.181/97, e art. 16 da Lei Municipal Complementar nº 9/2001.

As multas aplicadas, quando não pagas pelo fornecedor, são inscritas em dívida ativa e executadas judicialmente na forma do art. 55 do Decreto nº 2.181/97.

Os valores provenientes das multas aplicadas pelo Procon, nos termos do Decreto nº 2.181/97 e da Lei Municipal nº 2.314/00, são destinados ao Fundo Municipal dos Direitos do Consumidor, que financia o desenvolvimento de ações e de serviços de proteção do consumidor no município.

 

MULTAS 2017

Relação de Multas | Gráfico das Multas 2017