O Procon Itajubá divulga o ranking das empresas mais reclamadas em 2017.
Telefônicas lideram o ranking de mais reclamadas, seguidas de Bancos, Fabricantes de Eletrônicos, e operadoras de TV por assinatura e internet.
Em números absolutos, nos quais também são computados os atendimentos do retorno da CIP e o extra-procon (modalidades de atendimento que não recebem classificação do SINDEC [1]), o Procon registrou em 2017, um total de 4.329 atendimentos.
ATENDIMENTO REALIZADOS
Do total de atendimentos classificados em 2017, as áreas mais demandadas foram:
– Assuntos Financeiros: 27,76%
– Serviços Essenciais: 25,93%
– Produtos: 25,61%,
– Serviços Privados: 15,18 %
Os setores de Alimentos, Habitação, Saúde e Outros, corresponderam juntas ao total de 5,52% dos atendimentos.
Confira o Ranking de Atendimentos do Procon 2017:
Período 01/01/2017 à 31/12/2017
R | NOME | TOTAL | % | ||||||
1º | OI MÓVEL | 430 | 11,83 | ||||||
2º | TELEFÔNICA BRASIL | 246 | 6,77 | ||||||
3º | CLARO | 167 | 4,59 | ||||||
4º | CAIXA ECONÔMICA FEDERAL | 162 | 4,46 | ||||||
5º | CEMIG DISTRIBUIÇÃO | 159 | 4,37 | ||||||
6º | TIM CELULAR SA | 123 | 3,38 | ||||||
7º | SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA | 84 | 2,31 | ||||||
8º | BANCO MERCANTIL DO BRASIL | 81 | 2,23 | ||||||
9º | BANCO BRADESCO | 77 | 2,12 | ||||||
10º | MOTOROLA | 77 | 2,12 | ||||||
11º | MAGAZINE LUIZA | 68 | 1,87 | ||||||
12º | ITAÚ UNIBANCO | 62 | 1,71 | ||||||
13º | SAMSUNG ELETRÔNICA | 62 | 1,71 | ||||||
14º | BANCO DO BRASIL | 58 | 1,6 | ||||||
15º | EMBRATEL | 53 | 1,46 |
RECLAMAÇÃO (Processo Administrativo Formal)
O Procon entende por reclamação os problemas não solucionados pelos canais intermediários de atendimento, quando surge a necessidade de abertura de Processo Administrativo formal após as tentativas de solução inicial [2].
Do total de 405 reclamações finalizadas em 2017, as áreas mais reclamadas foram:
– Serviços Essenciais (telefonia fixa e móvel e energia etc.): 35,06%.
– Produtos (eletroeletrônicos, móveis etc.): 30,12%
– Assuntos Financeiros (cartão, financiamento, banco): 19,51%
– Serviços Privados (provedores de acesso e serviços de internet, cursos etc.): 14,07%
– Saúde (coberturas obrigatórias, prazo de atendimento, e reajuste): 1,23%
Confira o ranking das empresas que responderam Processo Administrativo no Procon em 2017:
R | NOME | TOTAL | % | |||||||
1º | OI MÓVEL SA | 131 | 30,11 | |||||||
2º | BANCO MERCANTIL DO BRASIL | 22 | 5,06 | |||||||
3º | MOTOROLA | 21 | 4,83 | |||||||
4º | CEMIG DISTRIBUIÇÃO SA | 19 | 4,37 | |||||||
5º | SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA | 18 | 4,14 | |||||||
6º | B2W – COMP. GLOBAL DO VAREJO | 12 | 2,76 | |||||||
7º | NOVA CASA BAHIA | 10 | 2,3 | |||||||
8º | BANCO BRADESCO | 8 | 1,84 | |||||||
9º | CLARO | 8 | 1,84 | |||||||
10º | CNOVA COMÉRCIO ELETRÔNICO | 8 | 1,84 |
[1] – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.
[2] – Atendimento Preliminar, Carta de Informações Preliminares (CIP), Retorno da CIP, Simples Consulta, e Extra-Procon.
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