Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2018

A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Itajubá), vinculada à Secretaria Municipal de Governo, em cumprimento às disposições constitucionais contidas no artigo 5º, XXXII da Constituição da República, bem como em atendimento ao disposto no artigo 44, da Lei nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), divulga, desta feita, o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, referente ao período de janeiro a dezembro de 2018, no âmbito desta Coordenadoria.

Nos termos da legislação acima mencionada, o cadastro indica se as reclamações formuladas pelos consumidores foram ou não, atendidas pelos fornecedores.

Com a presente divulgação, o Procon cumpre uma de suas funções essenciais: auxiliar na implementação de políticas públicas de proteção e informar a população apresentando os trabalhos realizados, propiciando à sociedade uma fonte segura de orientação para participação consciente no mercado de consumo.

Itajubá-MG, 22 de janeiro de 2019.

Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2018.

Relação das empresas reclamadas em ordem alfabética. Clique aqui

RANKING

Para visualizar o Ranking das empresas mais reclamadas em 2018. Clique aqui

Impugnação do Cadastro

Consumidores e fornecedores poderão requerer, em cinco dias a contar da divulgação do cadastro e mediante petição fundamentada, a retificação de informação inexata que do cadastro conste, bem como a inclusão de informações omitidas, nos termos do artigo 61 do Decreto 2.181/97.

A petição de impugnação deverá ser encaminhada devidamente fundamentada e instruída com documentos regulares de representação, para o endereço do Procon, na Avenida BPS, 35, Bairro Pinheirinho, Itajubá-MG, CEP 37.500-176.

Publicado no DOE e divulgação no site do Procon em 22/01/2018.

 

Índice de Resolução na CIP 2018 – Geral

O índice de Resolução na CIP releva o grau de eficiência do Procon na solução dos problemas do consumidor. Do total de atendimentos do Procon Itajubá em 2018, 29,64% foram tratados através de CIP (Carta de Informações Preliminares). Sendo que desse total, o índice geral de resolução na CIP foi de 82,58%.

Índice de Resolução na CIP 2018 – Por fornecedor

No índice de resolução na CIP por fornecedor, observa-se que dos 10 fornecedores mais reclamados no Procon de Itajubá, 8 deles possuem índice de resolução maior, comparados aos índices estadual e nacional.
Para visualizar o Índice de Resolução na CIP 2018. Clique aqui

Índice de Solução Preliminar Médio – 2018

Itajubá - 81,48%

Minas Gerais - 71,33%

Brasil - 76,73%

Fonte: Sindec – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor

ÍNDICE DE SOLUÇÃO NA CIP 2018
Das 10 empresas mais reclamadas no Procon de Itajubá

  • ITAJUBÁ (%)
  • MINAS GERAIS (%)
  • BRASIL (%)

Fonte: Sindec – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor