Ranking de Reclamações 2016

 

O Procon Itajubá divulga o ranking das empresas mais reclamadas em 2016.

Telefônicas lideram o ranking de mais reclamadas, seguidas de Bancos, Fabricantes de Eletrônicos, e operadoras de TV por assinatura e internet.

Em números absolutos, nos quais também são computados os atendimentos do retorno da CIP e o extra-procon (modalidades de atendimento que não recebem classificação do SINDEC ), o Procon registrou em 2016, um total de 5.056 atendimentos.

ATENDIMENTO REALIZADOS

Do total de atendimentos classificados em 2016, as áreas mais demandadas foram:

– Serviços Essenciais: 26,79%
– Assuntos Financeiros: 26,75%
– Produtos: 25,72%,
– Serviços Privados: 16,85 %

Os setores de Alimentos, Habitação e Saúde, corresponderam juntas ao total de 3,89% dos atendimentos.

Confira o Ranking de Atendimentos do Procon 2016:

1º – OI MÓVEL SA – 360 (9,76%)
2º – CLARO SA – 278 (7,54%)
3º – TELEFÔNICA BRASIL SA – 223 (6,05%)
4º – TIM CELULAR SA – 202 (5,48%)
5º – CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – 131 (3,55%)
6º – SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA – 100 (2,71%)
7º – CEMIG DISTRIBUIÇÃO SA – 98 (2,66%)
8º – BANCO MERCANTIL DO BRASIL – 90 (2,44%)
9º – RBC- REDE BRASILEIRA COM. – MASTER CABO – 85 (2,31%)
10º – SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZONIA LTDA – 83 (2,25%)
11º – TELEMAR NORTE LESTE SA – 81 (2,20%)
12º – BANCO SANTANDER BRASIL SA – 69 (1,87%)
13º – ITAÚ UNIBANCO SA – 65 (1,76%)
14º – BANCO BRADESCO SA – 59 (1,60%)
15º – EMBRATEL SA – 55 (1,49%)

 

RECLAMAÇÃO (Processo Administrativo Formal)

 

O Procon entende por reclamação os problemas não solucionados pelos canais intermediários de atendimento, quando surge a necessidade de abertura de Processo Administrativo formal após as tentativas de solução inicial.

Do total de 390 reclamações finalizadas em 2016, as áreas mais reclamadas foram:

– Produtos (eletroeletrônicos, móveis etc.): 34,10%
– Serviços Essenciais (telefonia fixa e móvel e energia etc.): 27,18%.
– Assuntos Financeiros (cartão, financiamento, banco): 22,05%
– Serviços Privados (provedores de acesso e serviços de internet, cursos etc.): 14,62%

As reclamações sobre a área de Alimentos, Habitação e Saúde responderam juntas por 2,05% das reclamações.

Confira o ranking das empresas que responderam Processo Administrativo no Procon em 2016:

1º – OI MÓVEL SA – 60 (14,18%)
2º – SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA – 23 (5,44%)
3º – CLARO SA – 21 (4,96%)
4º – TELEFÔNICA BRASIL SA – 21 (4,96%)
5º – BANCO MERCANTIL DO BRASIL SA – 19 (4,49%)
6º – SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA – 14 (3,31%)
7º – NOVA CASA BAHIA SA – 13 (3,07%)
8º – CAIXA ECONOMICA FEDERAL – 12 (2,87%)
9º – TIM CELULAR SA – 11 (2,60%)
10º – BANCO MERCANTIL DO BRASIL SA – 8 (1,89%)
11º – CEMIG DISTRIBUIÇÃO SA – 8 (1,89%)
12º – CNOVA COMÉRCIO ELETRÔNICO – 7 (1,65%)
13º – TELEMAR NORTE LESTE SA – 7 (1,65%)
14º – BANCO BRADESCO SA – 6 (1,42%)
15º – STARWEB TELECOMUNICAÇÕES – 6 (1,42%)

 

1 – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.

2 – Atendimento Preliminar, Carta de Informações Preliminares (CIP), Retorno da CIP, Simples Consulta, e Extra-Procon.

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