Ranking de Reclamações 2018
O Procon Itajubá divulga o ranking das empresas mais reclamadas em 2018.
Telefônicas lideram o ranking de mais reclamadas, seguidas de Bancos, Fabricantes de Eletrônicos, e operadoras de TV por assinatura e internet.
Em números absolutos, nos quais também são computados os atendimentos do retorno da CIP e o extra-procon (modalidades de atendimento que não recebem classificação do SINDEC [1]), o Procon registrou em 2018, um total de 3.640 atendimentos.
ATENDIMENTOS REALIZADOS
Do total de atendimentos classificados em 2018, as áreas mais demandadas foram:
– Serviços Essenciais: 30,72%
– Assuntos Financeiros: 26,97%
– Produtos: 23,64%
– Serviços Privados: 15,91%
Os setores de Alimentos, Habitação, Saúde e Outros, corresponderam juntas ao total de 2,76% dos atendimentos.
Confira o Ranking de Atendimentos do Procon 2018:
Período 01/01/2018 à 31/12/2018
Atendimentos
R | NOME | TOTAL | % | ||||||
1º | OI MÓVEL | 305 | 8,5 | ||||||
2º | TIM CELULAR | 264 | 7,36 | ||||||
3º | CEMIG | 153 | 4,27 | ||||||
4º | TELEFÔNICA BRASIL | 136 | 3,79 | ||||||
5º | CLARO | 134 | 3,74 | ||||||
6º | CAIXA ECONÔMICA FEDERAL | 108 | 3,01 | ||||||
7º | TELEMAR NORTE LESTE | 97 | 2,7 | ||||||
8º | BANCO BRADESCO | 65 | 1,18 | ||||||
9º | SELLER MAGAZINE | 62 | 1,73 | ||||||
10º | STARWEB TELECOMUNICAÇÕES | 59 | 1,64 | ||||||
11º | SAMSUNG | 57 | 1,59 | ||||||
12º | BANCO SANTANDER | 56 | 1,56 | ||||||
13º | COPASA | 54 | 1,51 | ||||||
14º | ITAÚ UNIBANCO | 47 | 1,31 | ||||||
15º | EMBRATEL | 41 | 1,14 |
[1] – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.
RECLAMAÇÃO (Processo Administrativo Formal)
O Procon entende por reclamação os problemas não solucionados pelos canais intermediários de atendimento, quando surge a necessidade de abertura de Processo Administrativo formal após as tentativas de solução inicial [2].
Do total de 549 reclamações finalizadas em 2018, as áreas mais reclamadas foram:
– Serviços Essenciais (telefonia fixa e móvel e energia etc.): 31,69%.
– Produtos (eletroeletrônicos, móveis etc.): 28,42%
– Assuntos Financeiros (cartão, financiamento, banco): 25,14%
– Serviços Privados (provedores de acesso e serviços de internet, cursos etc.): 13,11%
– Saúde, Alimentos e Habitação: 1,63%
Confira o ranking das empresas que responderam Processo Administrativo no Procon em 2018:
Período 01/01/2018 à 31/12/2018
Reclamações
R | NOME | TOTAL | % |
1º | OI MÓVEL | 113 | 18,9 |
2º | SELLER MAGAZINE | 36 | 6,02 |
3º | TELEMAR NORTE LESTE | 32 | 5,35 |
4º | CEMIG | 22 | 3,68 |
5º | SAMSUNG | 20 | 3,34 |
6º | TIM CELULAR | 18 | 3,01 |
7º | BANCO MERCANTIL DO BRASIL | 12 | 2,01 |
MOTOROLA | 12 | 2,01 | |
8º | CAIXA ECONÔMICA FEDERAL | 11 | 1,84 |
NOVA CASA BAHIA | 11 | 1,84 | |
STARWEB TELECOMUNICAÇÕES | 11 | 1,84 | |
9º | VIA VAREJO | 9 | 1,51 |
10º | B2W COMPANHIA GLOBAL DO VAREJO | 7 | 1,17 |
[2] – Atendimento Preliminar, Carta de Informações Preliminares (CIP), Retorno da CIP, Simples Consulta, e Extra-Procon.