Ranking de Reclamações 2018

 

O Procon Itajubá divulga o ranking das empresas mais reclamadas em 2018.

Telefônicas lideram o ranking de mais reclamadas, seguidas de Bancos, Fabricantes de Eletrônicos, e operadoras de TV por assinatura e internet.

Em números absolutos, nos quais também são computados os atendimentos do retorno da CIP e o extra-procon (modalidades de atendimento que não recebem classificação do SINDEC [1]), o Procon registrou em 2018, um total de 3.640 atendimentos.

 

 

ATENDIMENTOS REALIZADOS

Do total de atendimentos classificados em 2018, as áreas mais demandadas foram:

– Serviços Essenciais: 30,72%
– Assuntos Financeiros: 26,97%
– Produtos: 23,64%
– Serviços Privados: 15,91%

Os setores de Alimentos, Habitação, Saúde e Outros, corresponderam juntas ao total de 2,76% dos atendimentos.

 

Confira o Ranking de Atendimentos do Procon 2018:

Período 01/01/2018 à 31/12/2018

Atendimentos

R NOME TOTAL %
OI MÓVEL 305 8,5
TIM CELULAR 264 7,36
CEMIG 153 4,27
TELEFÔNICA BRASIL 136 3,79
CLARO 134 3,74
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 108 3,01
TELEMAR NORTE LESTE 97 2,7
BANCO BRADESCO 65 1,18
SELLER MAGAZINE 62 1,73
10º STARWEB TELECOMUNICAÇÕES 59 1,64
11º SAMSUNG 57 1,59
12º BANCO SANTANDER 56 1,56
13º COPASA 54 1,51
14º ITAÚ UNIBANCO 47 1,31
15º EMBRATEL 41 1,14

[1] – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.

 

 

RECLAMAÇÃO (Processo Administrativo Formal)

 

O Procon entende por reclamação os problemas não solucionados pelos canais intermediários de atendimento, quando surge a necessidade de abertura de Processo Administrativo formal após as tentativas de solução inicial [2].

Do total de 549 reclamações finalizadas em 2018, as áreas mais reclamadas foram:

– Serviços Essenciais (telefonia fixa e móvel e energia etc.): 31,69%.
– Produtos (eletroeletrônicos, móveis etc.): 28,42%
– Assuntos Financeiros (cartão, financiamento, banco): 25,14%
– Serviços Privados (provedores de acesso e serviços de internet, cursos etc.): 13,11%
– Saúde, Alimentos e Habitação: 1,63%

Confira o ranking das empresas que responderam Processo Administrativo no Procon em 2018:

Período 01/01/2018 à 31/12/2018

Reclamações

R NOME TOTAL %
OI MÓVEL 113 18,9
SELLER MAGAZINE 36 6,02
TELEMAR NORTE LESTE 32 5,35
CEMIG 22 3,68
SAMSUNG 20 3,34
TIM CELULAR 18 3,01
BANCO MERCANTIL DO BRASIL 12 2,01
MOTOROLA 12 2,01
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 11 1,84
NOVA CASA BAHIA 11 1,84
STARWEB TELECOMUNICAÇÕES 11 1,84
VIA VAREJO 9 1,51
10º B2W COMPANHIA GLOBAL DO VAREJO 7 1,17

[2] – Atendimento Preliminar, Carta de Informações Preliminares (CIP), Retorno da CIP, Simples Consulta, e Extra-Procon.

Ranking de Reclamações 2020, clique aqui!
Ranking de Reclamações 2019, clique aqui!
Ranking de Reclamações 2017, clique aqui!
Ranking de Reclamações 2016, clique aqui!
Ranking de Reclamações 2015, clique aqui!
Ranking de Reclamações 2014, clique aqui!