O Ministério da Saúde anunciou recentemente a ampliação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19 para todos aqueles acima de 18 anos que tenham tomado a 2ª dose há, pelo menos, cinco meses. Amplamente divulgado pela mídia nacional, o assunto gerou uma série de dúvidas na população. Com isso, a Prefeitura de Itajubá vem informar aos contemplados sobre como vai funcionar a aplicação da dose de reforço para este público.
Primeiramente, é preciso esclarecer que a Prefeitura ainda não foi informada oficialmente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) sobre a medida, o que deverá ocorrer nos próximos dias. Portanto, não há informações sobre quantitativo de vacinas e nem quando elas chegarão ao município.
Como a população em geral acima de 18 anos já está cadastrada no itajubadigital.com.br, não será necessário realizar novo cadastro. Quem já completou o esquema vacinal primário (2 doses), tão logo complete os 5 meses da 2ª dose, receberá no Whatsapp ou e-mail cadastrados um aviso informando a data e o local da 3ª dose.
Em casos mais específicos será necessário o cadastro para o recebimento da 3ª dose. Confira:
Outra mudança anunciada pelo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, diz respeito à vacina da Janssen que era aplicada em dose única e passará a ter duas doses. No início, a recomendação era de que esta vacina fosse de dose única, mas agora é necessária esta proteção adicional. “Então, quem já tomou a Janssen, agora vai tomar a segunda dose do mesmo imunizante. E, lá adiante, cinco meses após [a segunda dose], um reforço com imunizante diferente”, disse o Ministro. A segunda dose da Janssen deverá ser ministrada a partir de dois meses da primeira aplicação. Apesar do anúncio, o município também não recebeu informações sobre a chegada de novas doses da Janssen.
Informamos que os calendários de vacinação serão amplamente divulgados pela Prefeitura tão logo sejam definidos. Pedimos também que a população acompanhe os canais oficiais.