O pneu é um dos locais preferidos do Aedes aegypti devido à sua natureza e condições favoráveis de proliferação. Por este motivo, a Prefeitura de Itajubá realiza, através dos mutirões de limpeza nos bairros, um intenso trabalho de coleta desses e de outros materiais que possam estar servindo de criadouro para o mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunya.
Somente neste mês de maio, mais de 7 toneladas de pneus foram encaminhados pela Prefeitura à empresa de reciclagem. Isso significa que os pneus descartados inadequadamente pela população têm representado um grande problema para o combate à dengue no município, isso sem falar no impacto ambiental que causam já que eles levam centenas de anos para se decompor.
“Apenas um pneu deixado a céu aberto pode ser perigoso para centenas de pessoas. Daí a importância do trabalho dos nossos mutirões de coleta de materiais inservíveis e da colaboração da população para que não armazenem os pneus de forma inadequada. Com o nosso trabalho de coleta e destinação, além de protegermos a nossa população do mosquito também estamos ajudando a natureza, já que através da reciclagem o pneu será reaproveitado e retornará para o ambiente de forma sustentável”, destacou o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Saúde, Dr. Nilo Baracho.
Vale lembrar que a Prefeitura de Itajubá mantém, durante todo o ano, inúmeras ações de combate ao mosquito da dengue no município. Além dos mutirões, são realizadas orientações nos bairros, visitas dos agentes de endemias, aplicação de fumacê com equipamentos termonebulizadores de última geração, entre outras.
Confira as principais medidas de combate ao Aedes aegypti: