Em 24 de março é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce desta doença infectocontagiosa que acomete principalmente os pulmões, mas que também pode se desenvolver em outros órgãos.
A tuberculose é transmitida por gotículas contendo o bacilo e expelidas através da fala, tosse ou espirro de uma pessoa infectada que não esteja em tratamento.
O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que toda pessoa com tosse por três semanas ou mais seja investigada para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que também podem estar presentes como febre vespertina, sudorese noturna, cansaço/fadiga, rouquidão, emagrecimento, etc.
É uma doença curável e que possui tratamento gratuito através do SUS.
Prevenção e tratamento
A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.
A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença.
Mais informações pelo telefone: (35) 9 9743-8259 (Vigilância Epidemiológica).