Evento acontecerá no dia 18 de maio, das 12h30 às 17h, na Faculdade de Enfermagem
A Prefeitura de Itajubá, por iniciativa da Atual Administração do Prefeito Christian Gonçalves e Vice-Prefeito Dr. Nilo Baracho, realizará no dia 18 de maio, das 12h30 às 17h, no Auditório da Faculdade de Enfermagem Wenceslau Braz, o Seminário “A Luta Antimanicomial e a Rede de Atenção Psicossocial – RAPS”. Inscreva-se pelo link itajuba.mg.gov.br/luta-antimanicomial.
O evento ocorre no mês da Luta Antimanicomial, movimento que se caracteriza pela luta dos direitos das pessoas com sofrimento mental e o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos.
É importante lembrar que, assim como todo cidadão, essas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, a viver em sociedade e a receber cuidado e tratamento sem que para isso tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.
Confira a programação do Seminário:
12h30h – Credenciamento e acesso à Exposição de itens produzidos pelos usuários do CAPS AD, CAPS II e Centro de Convivência e Cultura Dr. Bezerra de Menezes
13h – Abertura
13h15h – Apresentação cultural com o Coral do Centro de Convivência e Cultura Dr. Bezerra de Menezes
13:30h – Palestra “A Luta Antimanicomial: o cuidado se faz em liberdade” com Dra. Valdene Rodrigues Amancio (Psicanalista, Psicóloga e Supervisora Clínica do CAPS)
15h – Coffee break
15h20h – Palestra “A Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, um olhar para o Serviço Hospitalar de Referência em Saúde Mental” com Dra. Valdene Rodrigues Amancio (Psicanalista, Psicóloga e Supervisora Clínica do CAPS) e Jamile Tatiana de Oliveira (Assistente Social, Especialista em RAPS e Coordenadora Municipal de Saúde Mental de Itajubá/MG)
17h – Encerramento
Participe!