Após 4 casos suspeitos de monkeypox (varíola dos macacos) serem descartados em Itajubá, o município teve seu primeiro caso positivo da doença confirmado na manhã desta terça-feira, 23 de agosto, através de exame laboratorial da FUNED (Fundação Ezequiel Dias).
Trata-se de um paciente residente no município que já encontra-se em fase de recuperação, apresentando boas condições clínicas e nenhuma complicação da doença. Ele encontra-se em sua residência e em isolamento. Até o momento, não houve notificação de casos secundários.
A Prefeitura segue vigilante e trabalhando no combate à disseminação da monkeypox no município, seguindo todos os protocolos recomendados pela OMS, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde para identificar e notificar os casos suspeitos e, assim, realizar as ações epidemiológicas necessárias, entre elas o isolamento do paciente.
Em caso de suspeita, o paciente deve procurar o postinho de saúde mais próximo para avaliação. Vale lembrar que a doença ainda não possui tratamento específico.
Para mais informações, clique AQUI.