Mais de 27 mil atendimentos já foram realizados à população nos últimos dois anos
Janeiro é marcado pela campanha de conscientização “Janeiro Branco”. O movimento tem como objetivo chamar a atenção da população para as necessidades relacionadas à saúde mental e faz referência ao período em que predomina a renovação de ações e pensamentos para o ano que se inicia.
Neste sentido, é muito importante que as pessoas que apresentem ou percebam determinados sintomas procurem ajuda e a orientação de um profissional de saúde. Comportamentos autodepreciativos como insônia ou sono irregular; queda nos níveis de energia; alterações incomuns no apetite, como perda ou excesso; mudanças repentinas de humor, como irritabilidade e tristeza; perda de interesse por atividades antes consideradas interessantes; incapacidade de cumprir suas obrigações de rotina; raciocínio lento e perda de concentração; entre outros, podem ser considerados como um alerta para a saúde mental.
Em Itajubá, quatro equipamentos da Prefeitura estão à disposição da população para auxiliá-la nesses casos. Somente nos últimos dois anos, juntos eles realizaram mais de 27 mil atendimentos em saúde mental à população.
Conheça cada um deles:
– Centro de Atendimento em Saúde Mental Pós-Covid: Pioneiro na região Sul de Minas, o Centro Pós-Covid é uma iniciativa da Atual Administração do Prefeito Christian Gonçalves e Dr. Nilo Baracho que visa oferecer atendimento médico psiquiátrico e psicoterapia (presencial e remota) à população e trabalhadores da saúde afetados com as demandas, angústias e sofrimentos mentais ocasionados pela pandemia. Ele fica localizado na Policlínica da Varginha (Av. Henriqueto Cardinali, s/n) e o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Para mais informações, o telefone de contato é o (35) 9 9730-3931.
– Centro Multiprofissional de Saúde Mental: Serviço de atendimento especializado que conta com psicólogos (adulto e infantil), psiquiatras (adulto e infantil) e assistentes sociais. O atendimento é feito através dos encaminhamentos realizados pelas unidades de saúde e demais setores da rede de saúde e da rede socioassistencial do município via SIS REG. Atende todas as faixas etárias e também realiza acolhimento de situações emergenciais. O serviço é especializado em atendimento de casos de transtornos mentais intermediários. Está localizado à Rua Zequinha Braga, 133, no bairro São Vicente, e o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para mais informações, o telefone de contato é o (35) 9 9836-3017.
– CAPS II: Equipamento especializado em tratamento de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. No local, são realizadas oficinas e atividades de reabilitação diariamente. Os usuários e seus familiares passam por atendimento médico psiquiátrico, psicológico e com demais técnicos da equipe multiprofissional. Está localizado à Av. São Vicente de Paulo, 1052, no bairro Medicina, e o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para mais informações, o telefone de contato é o (35) 9 9903-2916.
– CAPS AD: Equipamento especializado em atendimento de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso/ abuso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise, dependência ou em processos de reabilitação psicossocial. Nele, são ofertados atendimentos ambulatoriais, visitas domiciliares, grupos terapêuticos, grupos temáticos e oficinas terapêuticas e de geração de renda. Está localizado à Rua Dr. Américo de Oliveira, 345, no Centro, e o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Para mais informações, o telefone de contato é o (35) 9 9816-5576.