A Prefeitura de Itajubá realiza constantes ações de combate ao Aedes aegypti no município. Entre elas, a orientação da população nos bairros, aquisição de novos equipamentos para aplicação de fumacê e mutirões de limpeza onde são recolhidas diversas toneladas de materiais inservíveis. Agora, o Sistema “Levantamento Rápido de Índices para ‘Aedes aegypti’ – LIRAa” chega para reforçar ainda mais o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O LIRAa serve para identificar os locais de maior incidência do Aedes aegypti e, assim, alertar a população para os perigos das doenças que causa. No último levantamento, realizado em abril, a equipe do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde vistoriou 1.975 imóveis – incluindo terrenos baldios, comércios e construções – em 56 bairros da cidade.
Através das vistorias, constatou-se um Índice de Infestação Predial (IIP) de 2,45%, o que significa que Itajubá está com risco médio a alto para a epidemia de doenças causadas pelo mosquito. O índice satisfatório preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 0,9%.
“Mais uma vez o LIRAa mostra que quase 90% dos criadouros do mosquito são encontrados nas residências. Dessa forma, alertamos toda a população para que faça a sua parte a fim evitar a dengue, zika e chikungunya”, alertou o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Saúde, Dr. Nilo Baracho.
Confira as principais medidas de combate ao Aedes aegypti: