Programação inclui diversas atrações, entre elas a “Gincana Outubro Rosa”; saiba como se inscrever
A Prefeitura de Itajubá, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá no próximo sábado, dia 15 de outubro, das 16h30 às 20h, no Parque da Cidade, o evento alusivo à campanha “Outubro Rosa”. Entre diversas atrações que visam chamar a atenção da população sobre os cuidados com a saúde da mulher haverá a “Gincana Outubro Rosa”.
Para participar e receber a camiseta do evento é necessário fazer a inscrição online através do link itajuba.mg.gov.br/outubro-rosa-2022. Serão distribuídas 350 camisetas. Os interessados em participar da gincana devem marcar a opção “Gincana” no ato da inscrição. São 75 vagas.
Confira a programação:
16h30 às 17h – Credenciamento da gincana e entrega dos kits para os inscritos
17h às 18h30 – Realização da gincana com entrega de brindes à equipe vencedora
18h30 às 20h – Música ao vivo com a banda Trio BR
16h30 às 20h – Atrações diversas:
O evento conta com o apoio da Escola de Cuidadores, Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá (ACIEI), Espaço Elas (Enf. Silvia Souza e Fisioterapeuta Larissa Mota), Faculdade de Medicina de Itajubá, Greyci Rocha – Bela Costura, Sara Pereira – Buckingham Parfums e Elisângela Catão – Mary Kay.
CUIDADOS DA MULHER
O câncer de mama é um problema de saúde pública de grande relevância no Brasil. Segundo o Governo de Minas, somente em 2021 ocorreram 1.674 óbitos de mulheres por neoplasia da mama no Estado.
É importante que a mulher se observe e realize a autopalpação eventualmente, de forma que perceba o que é normal e as possíveis alterações, como um nódulo persistente na mama ou um nódulo na axila de aparecimento recente, retração da pele das mamas, mudanças no formato e presença de secreção espontânea pelos mamilos (descarga papilar).
Já no que se refere ao câncer de colo do útero, o Estado registrou, no mesmo ano, 414 óbitos. A primeira forma de prevenção está relacionada à diminuição do contágio pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), infecção sexualmente transmissível mais comum do mundo. A prevenção deve ocorrer através do uso de preservativo em todas as relações sexuais, cuidado da higiene íntima, conhecer o próprio corpo, estando atenta a alterações e realizar o exame preventivo do câncer de colo do útero, para detecção de lesões ainda em fase inicial.
Tanto o câncer de mama quanto o de colo de útero estão fortemente associados a fatores de risco tais como: alimentação não saudável, inatividade física, obesidade, dislipidemia (colesterol anormalmente elevado ou gorduras – lipídeos – no sangue), tabagismo e consumo de bebida alcoólica.
Ao qualquer sinal de alteração, a mulher deve procurar por atendimento no posto de saúde mais próximo de sua casa.