“Semana de Acolhimento” visa o retorno gradativo e seguro nos primeiros dias
A Prefeitura de Itajubá retomou, nesta segunda-feira, 23 de agosto, as aulas presenciais nas escolas, CMEIs – Centros de Educação Infantil e creches conveniadas do município. O retorno ocorre de forma gradativa a fim de que toda a comunidade escolar, especialmente pais e alunos, se adapte à realidade das instituições no contexto da pandemia de Covid-19.
A primeira semana de aulas está sendo chamada de “Semana de Acolhimento”. Como o próprio nome diz, ela tem como objetivo acolher os alunos e seus pais de forma humanizada após quase 1 ano e meio de aulas remotas. Os alunos que optaram por retornar presencialmente foram divididos em cinco grupos, onde cada grupo comparecerá à escola em uma semana diferente, evitando aglomerações e facilitando a adaptação dos mesmos.
“Estamos surpreendidos com o resultado deste retorno. Os alunos estão respondendo muito bem. Ouvir as vozes deles nas escolas, depois de tanto tempo vazias, é gratificante. Inclusive, as crianças das creches, mesmo que muito pequenas, nos surpreenderam com a adaptação aos protocolos, mantendo a máscara no rosto e ouvindo as instruções dos coordenadores e professores”, enfatizou o Secretário Municipal de Educação, Junior Fraga Bastos.
Um plano de ação foi elaborado pela Prefeitura, juntamente com os diretores, para auxiliar as instituições a respeito das medidas sanitárias. Para a segurança de todos, a Prefeitura disponibilizou para todas as escolas e creches municipais: squeezes individuais, dispensadores e totens com álcool em gel 70%, tapetes sanitários, suportes de papel toalha, fitas de marcação e termômetro digital.
O protocolo recomendado pelos órgãos de saúde e adotado por todas as escolas define que o distanciamento de 1,5 metro e meio deve ser respeitado, sendo que o número de alunos e colaboradores dentro das salas não poderá ultrapassar a proporção de 2,5 m² por pessoa por área livre e 1/3 da capacidade máxima de alunos por sala. Assim como no ambiente da escola, os veículos do transporte escolar também estão organizados para circular com 1/3 da capacidade de ocupação.
Nas aulas de educação física são permitidas apenas atividades físicas de baixa intensidade se o distanciamento físico específico para atividades esportivas não for possível. A distância deve ser de 5 metros para caminhada rápida e 10 metros para corrida. Não são permitidos jogos de bola e de contato, nem o uso de equipamentos esportivos que possam ser manipulados por todos. A prioridade são as atividades esportivas individuais que permitam preservar a distância física.