mutirão contra a Dengue

mutirão contra a Dengue

Moradores devem se atentar à passagem do caminhão para descartar seus materiais inutilizados

A Prefeitura segue realizando os mutirões contra a Dengue nos bairros de Itajubá. O objetivo é recolher utensílios descartáveis, pneus e tambores que possam estar servindo de criadouro para as larvas do Aedes aegypti. O bairro Canaã será o próximo a receber o caminhão da Dengue nas próximas sexta e segunda-feira, dias 7 e 10 de janeiro.

A população local deve estar atenta à passagem do carro no período entre 9h e 16h para, assim, poder descartar seus materiais inutilizados.

É importante frisar que lixos domésticos, entulhos, restos de construção civil e podas de árvores não são recolhidos pelo caminhão da Dengue.

Durante a ação, os agentes de endemias também orientarão os moradores sobre a forma adequada de prevenir e combater focos domiciliares, especialmente no período chuvoso quando a proliferação do Aedes aegypti ocorre de forma ainda mais rápida.

Morador do Canaã, faça a sua parte! Colabore reunindo os materiais sem serventia acumulados no seu quintal e aguarde a passagem do caminhão.

Confira as principais medidas de combate ao Aedes aegypti:

  • Manter caixas d’água bem tampadas;
  • Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
  • Remover galhos e folhas de calhas;
  • Não deixar água acumulada sobre a laje;
  • Encher pratinhos de vasos com areia até a borda;
  • Trocar a água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
  • Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
  • Fechar  bem os sacos de lixo e não deixá-los ao alcance de animais;
  • Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
  • Acondicionar pneus em locais cobertos;
  • fazer a manutenção de piscinas;
  • Tampar os ralos;
  • Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;
  • Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
  • Limpar as bandejas do ar-condicionado;
  • Utilizar lonas para cobrir materiais de construção – elas devem estar sempre bem esticadas para não acumular água.

 

 

O evento está finalizado.

Data

10 jan 2022
Expirado!

Localização

Bairro Canaã

Comentários estão fechados.

Skip to content