
OUTUBRO ROSA: EXAME PREVENTIVO (PAPANICOLAU)
O “Outubro Rosa” é um movimento internacionalmente conhecido por compartilhar informações e promover a conscientização da população sobre a saúde da mulher e as doenças que mais atingem o sexo feminino como câncer de mama e câncer de colo de útero.
Em Itajubá, o mês da campanha está sendo marcado por ações de prevenção como a realização gratuita do exame de Papanicolau (exame preventivo que avalia o colo do útero) e outras atividades de promoção à saúde e estímulo ao autocuidado previstas para os dias 23, 24, 25 e 27 de outubro (confira a programação abaixo).
A iniciativa visa chamar a atenção das mulheres itajubenses sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessas doenças.
26/10 – TERÇA-FEIRA – EXAME PREVENTIVO (PAPANICOLAU)
• UBS São Vicente – 17h às 19h
CUIDADOS DA MULHER
O câncer de mama é um problema de saúde pública de grande relevância no Brasil. É responsável pela mais frequente causa de morte por câncer no sexo feminino. Segundo o Governo de Minas, somente em 2020 ocorreram 1.762 óbitos de mulheres em Minas Gerais por neoplasia da mama, sendo a primeira causa de morte por câncer no sexo feminino. Para cada ano do triênio 2020-2022, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima a ocorrência de 8.250 casos novos de câncer da mama feminina.
Já o câncer de colo do útero é a terceira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, com exceção do câncer de pele. O principal fator de risco para o desenvolvimento deste tipo de câncer é a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), infecção sexualmente transmissível mais comum em todo o mundo. Já para câncer do colo do útero, no ano 2019 ocorreram 452 óbitos, sendo a 6ª causa de morte por câncer no Estado. Para o mesmo período, o INCA estima a ocorrência de 1.270 casos novos de câncer do colo do útero em mulheres mineiras.
O câncer de mama e o de colo de útero estão fortemente associados à fatores de risco tais como: alimentação não saudável, inatividade física, obesidade, dislipidemia (colesterol anormalmente elevado ou gorduras – lipídeos – no sangue), tabagismo e consumo de bebida alcoólica.