
VACINAÇÃO COVID-19: 1ª DOSE E 3ª DOSE
Atendendo as diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização (PNO), nesta quinta-feira, 28 de outubro, a Prefeitura de Itajubá realizará, de acordo com o número de doses disponibilizadas, a vacinação contra a Covid-19 da população em geral com 12 anos e mais. ATENÇÃO: As pessoas aprovadas estão recebendo na data de hoje, 27 de outubro, a autorização com o código “QR CODE” no e-mail e/ou whatsapp cadastrados no Itajubá Digital.
Neste dia, também poderão receber a dose de reforço (3ª dose) os idosos com 65 anos e mais aptos a estarem em um dos locais de vacinação e que receberam a segunda dose há, pelo menos, 6 meses. ATENÇÃO: Os idosos não precisam estar cadastrados do Itajubá Digital. Basta comparecer ao local de vacinação mais próximo com documento com foto e cartão de vacinação com o registro da 1ª e 2ª doses aplicadas. Os idosos acamados ou que não podem se locomover devem entrar em contato com o postinho de saúde mais próximo solicitando a vacinação em casa.
A Prefeitura dará ainda uma nova oportunidade às pessoas que já deveriam estar vacinadas:
- 1ª dose: Quem recebeu o “QR CODE” e ainda não compareceu a um dos locais de vacinação.
- 2ª dose: Quem já deveria ter recebido a 2ª dose e ainda não compareceu a um dos locais de vacinação.
- 3ª dose: Além dos idosos com 65 anos e mais, também poderão ser vacinadas com a 3ª dose as pessoas com alto grau de imunossupressão cadastradas no Itajubá Digital (apresentar QR CODE – necessário intervalo de 28 dias da 2ª dose) e trabalhadores dos 4 hospitais de Itajubá (apresentar comprovação de vínculo – necessário intervalo de 6 meses da 2ª dose).
A vacinação ocorrerá das 8h às 16h nos seguintes locais:
- Ginásio Poliesportivo Prefeito Tigre Maia (Tigrão) – Av. Paulo Chiaradia, 296 – São Vicente
- Ginásio da Varginha (atrás da Escola Estadual João XXIII)
ATENÇÃO, POPULAÇÃO EM GERAL COM 12 A 59 ANOS:
Receberão a vacina as pessoas que:
- Se cadastraram no itajubadigital.com.br;
- Tiveram a vacinação aprovada pela equipe técnica da Secretaria de Saúde;
- Receberam a autorização com o código “QR CODE” para vacinação.
- AS PESSOAS APROVADAS ESTÃO RECEBENDO NA DATA DE HOJE, 27 DE OUTUBRO, A AUTORIZAÇÃO COM O CÓDIGO “QR CODE” NO E-MAIL E/OU WHATSAPP CADASTRADOS.
- ELAS DEVERÃO COMPARECER, OBRIGATORIAMENTE, NO LOCAL, DATA E HORÁRIO INFORMADOS NA MENSAGEM DE AGENDAMENTO DA VACINAÇÃO.
- É OBRIGATÓRIA A APRESENTAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO COM “QR CODE” NO MOMENTO DA VACINAÇÃO, SEJA EM APARELHO DIGITAL OU IMPRESSA, JUNTAMENTE COM UM DOCUMENTO PESSOAL.
- QUEM NÃO POSSUIR APARELHO DIGITAL E/OU NÃO CONSEGUIR IMPRIMIR A AUTORIZAÇÃO COM O “QR CODE” DEVE PROCURAR O POSTINHO DE SAÚDE MAIS PRÓXIMO E RETIRAR A AUTORIZAÇÃO IMPRESSA.
- CASO A PESSOA RECUSE A VACINA, PRINCIPALMENTE EM RAZÃO DA MARCA DO IMUNIZANTE, PERDERÁ O DIREITO À ORDEM CRONÓLOGICA DE VACINAÇÃO E SERÁ REALOCADA PARA O FINAL DA FILA, CONFORME O DECRETO 8513/2021.
CADASTRO
Para se vacinar contra a Covid-19 em Itajubá é preciso estar cadastrado no Itajubá Digital (itajubadigital.com.br). O processo é bastante simples e fácil, bastando preencher um formulário online e anexar os documentos solicitados. Depois, é só aguardar o agendamento da vacina. É muito importante não deixar o cadastro para a última hora, pois a vacinação segue a ordem dos cadastros. Ou seja: QUEM CADASTRA ANTES, VACINA PRIMEIRO.
Para conferir as orientações específicas de cadastro dos grupos com 12 a 17 anos, CLIQUE AQUI.
Para orientações do cadastro de pessoas com alto grau de imunossupressão (3ª dose/dose adicional), CLIQUE AQUI.
Quem não tem acesso à Internet e/ou cartão do SUS deve procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência. Para mais informações, acesse: itajuba.mg.gov.br/telefones-uteis.
É importante ressaltar que este é um cadastro prévio e que a vacinação ocorre de acordo com a disponibilização de doses pelo Ministério da Saúde que envia os lotes específicos para cada grupo.
VACINAÇÃO
Desde o dia 20 de janeiro, quando teve início a aplicação da vacina contra a Covid-19 em Itajubá, o município já contabilizou 76.142 pessoas vacinadas (dados até 27/10).
Acompanhe todas as informações sobre a vacinação e a lista atualizada dos grupos: itajuba.mg.gov.br/vacinacao.